“O Angel Cake ou Angel Food Cake é, como diz o próprio nome, «comida para anjos». Tem uma textura superleve, fofa e húmida. É óptimo para comer simples ou recheado com Lemon Curd, como sugiro nesta receita.” Rosa Cardoso
Ingredientes
1 forma de 20 cm x 20 cm com fundo amovível
Massa
150 g de farinha sem fermento T55
150 g + 150 g de açúcar granulado fino
340 g de claras à temperatura ambiente
1 colher de chá de cremor tártaro (pó vendido nas lojas de cake design para estabilizar as receitas que são feitas à base de claras de ovos. Já fiz esta receita sem este ingrediente e não altera)
Recheio
Lemon Curd
Cobertura
Chantilly
150 g de lascas de coco desidratadas
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180 °C.
Na taça da batedeira, coloque as claras e o cremor tártaro e, utilizando a velocidade média, comece a bater. Quando as claras ficarem espumosas, acrescente, em três adições, 150 g de açúcar. Continue a bater até as claras ficarem brilhantes e com o pico meio firme.
À parte, peneire a farinha com os restantes 150 g de açúcar.
Adicione-os às claras batidas e envolva, delicadamente, com uma espátula.
Coloque o preparado na forma (sem nenhum tipo de gordura) e leve-o a cozer durante 35 a 45 minutos.
Para desenformar o bolo, vire a forma sobre uma estrutura, de maneira a entrar ar por baixo e deixe o bolo arrefecer completamente nesta posição. Depois disso, pode desenformá-lo com a ajuda de uma faca.
Montagem
Corte o bolo ao meio com a ajuda de uma faca de serra e coloque a primeira camada de bolo no prato onde vai servir.
Disponha o lemon curd e, por cima, coloque a outra camada de bolo. Barre todo o bolo com o chantilly e polvilhe com as lascas de coco. Leve ao frigorífico até à hora de servir.
Haverá sensação melhor do que o cheiro de pão ou de um bolo acabado de fazer? Em A Sair do Forno (Edição Arena, 176 págs., €16,60), a chefe pasteleira Rosa Cardoso, autora do blog Be Nice Make a Cake, partilha 50 receitas de bolos, sobremesas e pão para fazer em casa. São receitas fáceis de seguir, com ingredientes básicos sem nomes estranhos e técnicas ilustradas para que, por exemplo, não erre no momento de enrolar uma torta.