Tempo 30 minutos
Dificuldade Fácil
Serve 6 porções
Ingredientes
1 abacate maduro
250g de tomate cherry, cortado em metades
150g de espinafres baby
80g de cebola roxa, laminada finamente
20g de coentros
10g de funcho de rama
Sumo e raspa de 1 limão
40g de amêndoas torradas laminadas
250g de requeijão de cabra
4 ovos escalfados
1 ovo médio
1 caneca de farinha de espelta ou farinha sem glúten
1 caneca de leite meio gordo bio ou de leite vegetal a escolha
Azeite virgem extra q.b.
Água
Vinagre q.b.
Preparação
Abra o abacate e retire o caroço. Corte o abacate em cubos e coloque-o numa taça. Junte o tomate cherry já cortado, o funcho de rama e os coentros picados, o sumo e a raspa de 1 limão, a amêndoa torrada e um fio de azeite. Envolva tudo e reserve.
Num copo liquidificador, junte o ovo, a farinha, o leite animal ou vegetal, um fio de azeite e metade dos espinafres. Triture tudo até obter uma mistura homogénea. Deixe a massa a descansar por 10 minutos, antes de fazer os crepes.
Neste tempo, escalfe os ovos numa panela com água e um pouco de vinagre a fervilhar. Coloque o ovo numa taça pequena e depois de mexer a água, para esta estar em movimento, junte o ovo. Com uma colher, ajude a clara a envolver-se na gema e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos. Retire para um prato com papel de cozinha, para absorver o excesso de água. Reserve.
Adicione os restantes espinafres à mistura do abacate e envolva.
Numa frigideira untada com azeite, faça os crepes, o mais fino que conseguir.
Para servir, coloque o crepe num prato e barre com o requeijão e a mistura de abacate. Repita o processo até acabar os ingredientes.
No final, junte o ovo escalfado e as amêndoas torradas.
Dicas do chefe
- Este prato pode servir de brunch, almoço ou jantar – neste caso, junte uma curgete ou uns cogumelos salteados quentes.
- Pode substituir os espinafres por qualquer folha verde que tenha em casa, o resultado será semelhante. É importante a ingestão de clorofila através destas folhas verdes, ricas e deliciosas.
- Se quiser substituir o queijo também o pode fazer, ou até retirá-lo, se for vegan. Eu adoro o queijo halloumi, mas deve comer-se com moderação, pois é bem salgado.