1. Bolachinhas de chocolate e manteiga de amendoim, por Cristina Manso Preto
“A associação do chocolate e da manteiga de amendoim resulta sempre em fantásticas receitas, e estas bolachinhas não fogem à regra. São de execução tão simples que não necessita de amassar ou estender a massa e, depois de irem ao forno, ficam prontas em 10 minutos.” Cristina Manso Preto
Ingredientes
240 g farinha de trigo
200 g açúcar mascavado
1 1/2 colher de chá fermento em pó
¼ c. de chá sal fino
2 ovos
2 c. de chá essência de baunilha
50 g manteiga (derretida)
140 g manteiga de amendoim
100 g chocolate (em pedacinhos) ou pepitas de chocolate
Preparação
Pré‑aqueça o forno a 180 º C.
Numa taça, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
Noutra taça, bata os ovos, a essência de baunilha e a manteiga derretida.
Junte a manteiga de amendoim e misture bem. Junte a mistura de farinha à mistura de manteiga de amendoim e mexa, até estar bem incorporada.
Adicione o chocolate partido em pedacinhos e misture. Separe a massa em pequenas bolas, coloque‑as num tabuleiro forrado com papel vegetal e achate‑as com as mãos.
Leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Retire, deixe arrefecer no tabuleiro e guarde numa caixa hermética.
2. Bolachas de banana e coco (só com 2 ingredientes), por Casal Mistério
“É isso mesmo que leu. Só banana e coco. Nada mais! Não é genial? Esta receita é tão fácil que até eu a posso fazer e é tão saudável que até eu a posso comer. Além disso, estas bolachas são nutritivas, ideais para acompanhar as pouco rentáveis sessões de estudo dos nossos queridos e adorados Filhos Mistério, a quem, invariavelmente, ao fim de cada cinco minutos a olhar para os livros, dá uma fome repentina que obriga a «fazer um intervalo».Esta receita demora meia hora a fazer, só precisa de dois ingredientes e é sem tudo: sem glúten, sem açúcar, sem leite e sem ovos. Por isso, também é vegan!” Casal Mistério
Ingredientes (para 5 bolachas)
1 banana
70 g de coco ralado
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180 ºC e prepare um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal ou, se preferir, espalhe gordura vegetal no tabuleiro.
Misture as bananas e o coco ralado no liquidificador até obter uma consistência homogénea.
Forme discos com a massa e coloque-os no tabuleiro que preparou. Leve ao forno durante 25 minutos, até ficarem douradas. Agora… é só deliciar-se e comer sem culpas!
3. Bolachas com pepitas de chocolate, por Henry Firth e Ian Theasby
“Estas são as bolachas perfeitas, estaladiças por fora e macias por dentro. Mais, são incrivelmente fáceis de fazer e ainda mais fáceis se usar um robot de cozinha. São melhores quentes (claro) e também pode adicionar frutos secos, passas, ou fruta desidratada, mas, como autoconfessos minimalistas que somos, ficamos perfeitamente felizes com umas meras pepitas de chocolate derretido.” Henry Firth e Ian Theasby
Ingredientes (dá 25 bolachas)
250 g de manteiga sem lacticínios
225 g de açucar refinado
2 col. chá extrato de baunilha
1 colher de sopa de xarope dourado
300 g de farinha
1 col. chá de fermento
½ col. chá de sal
85 g de chocolate preto
Preparação
Forno pré aquecido a 180º C; dois tabuleiros forrados com papel vegetal; robot de cozinha opcional, grelha de arrefecimento
1. Coloque no robot de cozinha a manteiga sem lacticínios, o açúcar, o extrato de baunilha e o xarope dourado, e triture até obter um creme.
2. Deite a farinha, o fermento e o sal, e triture tudo muito bem (também pode fazer isto numa tigela grande com uma colher de pau). Desligue o robot de cozinha e retire a lâmina. Pique o chocolate preto em pequenas pepitas e espalhe-as na mistura com uma espátula até estarem bem misturadas.
3. Com uma colher, tire da massa pedaços do tamanho de uma noz e coloque-os nos tabuleiros forrados, deixando 5 cm entre cada bola de massa (pode precisar de fazer mais de uma fornada). Esmague as bolas para ficarem ligeiramente achatadas (mas não lisas como uma panqueca).
4. Leve os tabuleiros ao forno durante 12-14 minutos, trocando-os de lugar a meio para cozinharem por igual. Quando estiverem prontas, as bolachas devem ter as margens douradas, mas o meio mais pálido. Retire os tabuleiros do forno, mas deixe as bolachas lá dentro durante 5-10 minutos para solidificarem um pouco, depois transfira-as com cuidado para a grelha de arrefecimento.