Martaínha é uma variedade portuguesa de castanha, fruto dos castanheiros de Sernancelhe, no distrito de Viseu, um dos concelhos – juntamente com Penedono e Trancoso – que integra a região demarcada Soutos da Lapa DOP (Denominação de Origem Protegida). Cancelada a habitual Festa da Castanha no final de outubro, que recebia cerca de 50 mil visitantes e era a fonte de rendimento para muitos produtores do fruto, a Câmara Municipal de Sernancelhe decidiu fazer chegar as castanhas diretamente a casa dos consumidores, pelo menos até ao dia de São Martinho, 11 de novembro.
A iniciativa, feita em parceria com a Associação Sementes da Terra, CTT e plataforma Dott, permite o envio de castanhas em caixas de dois quilos (€8,75) e de cinco quilos (€21,85) para qualquer ponto do País (ou do mundo). Com a encomenda, o cliente recebe ainda um livro com propostas do que visitar no concelho, a sua história e património, informações sobre restaurantes e alojamento (inclui um voucher promocional para descontar nestas unidades), e ainda uma descrição da Rota da Castanha e do Castanheiro, que pode ser feita a pé ou em bicicletas BTT, em dois percursos de 6 ou 12 quilómetros.
Alberto Correia, presidente da Confraria da Castanha, sediada em Sernancelhe, explica que a Martaínha nascida nos soutos desta região, a 600 metros de altitude, e que foi o berço do escritor Aquilino Ribeiro, se distingue pela “cor rubi, sabor mais doce e tamanho médio”.
A castanha é “a grande alavanca do concelho no setor agrícola”, assegura Armando Mateus, vereador da cultura da Câmara Municipal de Sernancelhe, cuja produção anual pode atingir entre mil a mil e quinhentas toneladas. À volta deste fruto, a região oferece ainda queijadas, broa e pão de castanha em várias padarias e restaurantes, bem como o pão de ló de ovos moles e castanha que, há dias, ganhou o concurso anual de melhor doce promovido pela Terra da Castanha Sernancelhe.
Devido ao sucesso desta iniciativa, que já entregou 10 toneladas de castanha ao domicílio, a autarquia está a preparar uma caixa premium (a partir de 1 de dezembro, na mesma plataforma), que incluirá uma garrafa de espumante Terras do Demo, mel de flor de castanheiro e um sabonete de aroma flor de castanheiro.
Terra da Castanha Sernancelhe > www.facebook.com/terradacastanhasernancelhe