“É uma sobremesa? É um pequeno-almoço? Não conseguimos decidir. É saboroso? Se é! Quer saber o que torna esta receita fantástica ainda melhor? Barrar um pouco de manteiga de amendoim por cima. É de loucos. Ou natas sem laticínios, para o transformar numa sobremesa colossal.” Henry Firth e Ian Theasby
Ingredientes (dá 1 pão)
250 g de farinha
75 g de açúcar mascavado claro
75 g de açúcar branco
1 ½ colheres de sopa de cacau em pó
½ colher de chá de bicarbonato de soda
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de pimenta‑da‑jamaica
110 g de manteiga sem laticínios
3 bananas maduras
60 ml de leite de amêndoa
2 colheres de sopa de xarope de ácer
1 colher de chá de vinagre de sidra
1 colher de chá de extrato de baunilha
60 g de chocolate preto
50 g de nozes-pecãs
Preparação:
Forno pré‑aquecido a 170 C | Forma de pão de 1 kg forrada com papel vegetal | Robô de cozinha
1.Deite todos os ingredientes, exceto o chocolate preto e as nozes-pecãs, no robô de cozinha e triture até obter uma mistura espessa. Retire a lâmina e raspe eventuais excessos de mistura novamente para dentro do copo.
2.Parta o chocolate preto e as nozes-pecãs em pequenos pedaços e deite‑os para dentro da tigela. Misture tudo muito bem.
3.Deite a mistura na forma forrada e leve ao forno. Deixe cozer durante 60‑65 minutos, ou até um palito espetado no meio do pão sair limpo.
4.Retire a forma do forno e deixe o pão arrefecer até à temperatura ambiente. Retire o pão da forma e corte às fatias para servir.
Amigos de longa data, Henry Firth e Ian Theasby, a dupla a quem o jornal britânico The Times chamou “Os Jamie Olivers veganos”), decidiram mudar o mundo. O seu objetivo era inspirar as pessoas a cozinhar receitas muito simples e super deliciosas – a partir do zero. Criaram o canal de cozinha vegana, Bosh!, no Youtube, que atinge quase 25 milhões de visitas mensais, tornando-se um fenómeno à escala global. No livro Bosh! (Lua de Papel, 288 págs., €21, 90), partilham 140 das suas receitas favoritas, 100% veganas, feitas à base de produtos frescos, para todas as refeições – desde pequenos-almoços rápidos a pratos para jantares, sobremesas e até cocktails.