“Este é o pão mais simples, mais versátil e mais fácil de fazer. Para quem nunca fez pão sem glúten, aconselho a começar por aqui. É um pão que não precisa de ser moldado, nem amassado, e que sai sempre bem.“ Sofia Paixão
Ingredientes
200 g de farinha de arroz integral
200 g de farinha de trigo-sarraceno ou farinha de aveia sem glúten
70 g de fécula de batata
11 g de fermento de padeiro seco ou 25 g de fermento de padeiro fresco*
10 g de sementes de linhaça moídas
20 g de psyllium husk em pó ou em flocos
2 colheres de chá de sal marinho fino
600 g/ml de água filtrada morna
10 g de azeite extravirgem
1 ovo
Para decorar: Sementes de sésamo brancas ou pretas, flocos de aveia sem glúten ou farinha
NOTA: Se usar o fermento fresco, junte-o à água no ponto 2, adicionando 1 colher de chá de farinha de arroz integral. Deixe ativar durante 10 minutos e, só depois, junte o azeite e o ovo.
Preparação
1. Comece por preparar os secos. Numa taça grande, coloque as farinhas, a fécula, o fermento seco, a linhaça, o psyllium e o sal, e com a ajuda de umas varas misture tudo muito bem. Reserve.
2. Noutra taça, prepare os líquidos. Coloque a água, o azeite e o ovo, e bata com as varas até estar bem misturado.
3. Junte os líquidos aos secos e mexa bem até a massa estar ligada e bem misturada. Deixe repousar durante 3 minutos.
4. Volte a mexer e, de seguida, coloque a massa numa forma retangular antiaderente.
5. Polvilhe a massa com sementes de sésamo ou com farinha.
6. Deixe o pão levedar, coberto com um pano leve, ou com película aderente, durante 1 hora ou até que pare de crescer.
7. Entretanto, pré-aqueça o forno a 200° C.
8. Leve ao forno durante cerca de 45 a 55 minutos (vá vigiando, pois depende da potência do forno). Quando faltarem 15 minutos para o final do tempo, retire o pão da forma e coloque-o novamente no forno, sem a forma, para que toda a côdea coza por igual.
9. Retire o pão do forno e coloque-o, de lado, sobre uma grelha até que arrefeça totalmente. Só o deve cortar ou congelar depois de frio.
Quando, em 2009, Sofia Paixão descobriu que era intolerante ao glúten percebeu que tinha de mudar a sua alimentação e de reaprender a cozinhar. Já o fazia de forma saudável mas teve de adaptar técnicas e substituir ingredientes. Com a formação e conhecimentos adquiridos foi um passo até criar o blogue GlutenFree com Paixão, onde partilha as sua receitas e que chegam agora em forma de livro. Além de pratos principais, Sem Glúten com Paixão (Lua de Papel, 272 págs., €22,90) ensina ainda a fazer fermentação natural, pães integrais, massas frescas, pizzas, pastéis, bolos, bolachas. Tudo sem glúten.