Faça uma calda com a água e o açúcar até atingir o ponto de fio. Quando estiver no ponto, retire do lume e junte a manteiga em pedaços. Ligue os ovos inteiros com as gemas, misture as amêndoas e o pão, e incorpore na calda.
Coloque em forma redonda, de abrir, com 24 cm, untada e forrada com papel vegetal, também untado e polvilhado com pão ralado.
Leve ao forno médio, a 160 graus, durante cerca de 45 minutos. deverá ficar bastante húmido. Picar, se empolar durante a cozedura. Deixe arrefecer e desenforme. Sirva polvilhado com açúcar em pó e se desejar, pode servir com sorvete de framboesa, que faz uma boa ligação.
No livro Na Cozinha de Miguel Castro e Silva (Lua de Papel, 256 págs., €22,90), o jornalista Augusto Freitas de Sousa escreve sobre 48 ingredientes da Terra e do Mar (e até do Céu, onde mora um Toucinho) e o chefe de cozinha Miguel Castro e Silva leva-os para a mesa, revistando-os em outras tantas receitas. Maria de Lurdes Modesto resume: “Na cozinha do Miguel permanecem os suaves acordes e os arrebatamentos das grandes sinfonias. E este livro tem a música que gosto de ouvir à mesa dos restaurantes portugueses.”