Embaixada é o nome de uma galeria comercial sui generis, instalada num palacete do século XIX, ao Príncipe Real, no centro de Lisboa, com lojas um pouco alternativas e ambiente muito agradável. Um dos seus espaços mais caraterísticos é o restaurante Less by Miguel Castro e Silva, no átrio, sob a claraboia, em conjunto com o bar e a loja do grupo Gin Lovers, de que faz parte. Conjuga o ar informal e descontraído de um bar com o conforto, a tranquilidade e o serviço de um restaurante. A cozinha do chefe Miguel Castro Silva apresenta pratos simples, na aparência, mas preciosos, na realidade, porque feitos com a criatividade, o rigor técnico e o sentido estético que caraterizam e distinguem o seu trabalho.
A ementa enumera, sucessivamente, tábuas de queijos e de presunto, algumas entradas frias e vários pratos com preços semelhantes, dando a ideia de que são petiscos e sugerindo que se destinam a partilhar, até porque os ingredientes são sempre múltiplos de dois. Chamemos-lhes pratos e digamos que dois fazem uma boa refeição e três bastam para dividir por duas pessoas.
Há pratos que vêm de trás, como o “robalo marinado com ervas frescas”, de gosto delicado, o “tártaro de salmão com mascarpone & maçã verde”, de frescura estimulante, e o “risotto de gorgonzola com pera rocha em Porto e balsâmico”, de equilíbrio perfeito, que tanto contribuíram para a fama do Bull & Bear, há quase 20 anos; e pratos novos, como as “gyosas de porco alentejano” e os “ravioli de abóbora assada com amêndoa”, que surpreendem com a subtileza das texturas e a suavidade dos sabores.
O “parmentier – puré de batata trufado, gema, espargo verde e parmesão” e o “mini burgers com fígado de pato, chalotas e Porto” são outros exemplos deste conceito de cozinha simples e boa que Miguel Castro e Silva apresenta, escolhendo os ingredientes e trabalhando-os ao seu gosto, sem ter de obedecer a regras ou equilíbrios que se imporiam num restaurante mais formal.
Boas sobremesas, como a “mousse de chocolate, telha de amêndoa”, que faz sucesso, a “sopa de frutos vermelhos e pera, gelado de natas”, fresca e não muito doce, e a “tarte de requeijão e gelado de requeijão”, excelente. Pequena seleção de vinhos na casa do gin.
Less by Miguel Castro e Silva > Pç. do Príncipe Real, 26, Lisboa > T. 213 471 341 > dom-qua 12h-23h qui-sáb 12h-24h; bar: dom-qua 12h-24h, qui-sáb 12h-02h > €25 (preço médio)