O Vinho Verde Wine Fest terá, em prova, 150 marcas de vinho
ffpaulino
À terceira edição, o Vinho Verde Wine Fest amadureceu e promete uma festa com um programa mais alargado e consistente, de modo a celebrar a região demarcada nascida em 1908 e que se estende por nove sub-regiões de Entre Douro e Minho. Ao longo de quatro dias, entre esta quinta, 21, e domingo, 24, a Alfândega do Porto terá em prova mais de 150 vinhos, de quase 40 produtores, numa extensa lista que atravessa os brancos, tintos, rosados e espumantes.
Esta festa é, sobretudo, “uma forma de afirmar o vinho verde a nível nacional, numa altura do ano mais propícia a beber este tipo de vinho fresco”, salienta Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Provas comentadas e, pela primeira vez, showcookings com chefes que harmonizam a comida com vinho verde – onde estarão, entre outros, Álvaro Costa (NH Collection Porto Batalha), Camilo Jaña (Grupo Cafeína), Elísio Bernardes (Escola de Hotelaria do Porto), Pedro Mendes (Maria Pia, Cascais). Pela primeira vez este ano, há uma sessão especial para famílias (sábado, 23 jul, até às 17h) onde se inclui um workshop de cozinha e a plantação de um pé de videira num vaso.
As exportações de vinho verde têm aumentado e muito, estando já presente em 104 países, com os Estados Unidos e a Alemanha a liderarem as vendas. No mercado nacional, lembra Manuel Pinheiro, o vinho verde é já o segundo mais vendido (depois da região do Alentejo), embora seja “o mais consumido nos meses de julho e agosto”. Brindemos a ele, pois.
3º Vinho Verde Wine Fest > Alfândega do Porto > 21-24 jul, qui 17h-24h, sex 17h-02h, sáb 12h-02h, dom 12h-19h > €10/dia; grátis 23 jul 12h-14h (famílias)