A carrinha (uma Citroën H) foi comprada de propósito para o projeto e tem uma história curiosa: já foi uma biblioteca itinerante do espólio da Fundação Calouste Gulbenkian, serviu para prestar primeiros socorros na Expo ’98 e agora é uma cozinha ambulante. Conjugada com mesas e cadeiras compostas por caixas de whisky antigas, a decoração não podia aludir mais à ideia de antigas destilarias. O nome salta à vista: Jameson Food Truck.
A carrinha, uma parceria de Nuno Bergonse com a marca de whiskey Jameson, estará presente nos festivais de norte a sul do País – esteve aberta ao público no passado dia 4 na Praça Dom Luís I, em Lisboa, mas tratou-se de uma iniciativa excecional, apenas para efeitos de apresentação. De agora em diante, o objetivo é conseguir unir o melhor de dois mundos: a bebida e a comida. Nuno Bergonse, chefe responsável pelos restaurantes lisboetas Duplex e Ministerium, encarou este desafio como uma nova oportunidade. “Acordo às seis da manhã e deito-me às três da madrugada. Estou sempre com muito trabalho, mas é sempre bom quando surgem novas propostas”, diz.
O menu da food truck Citroën apresentado vai diferir consoante a ocasião e a sazonalidade. Na apresentação à Imprensa, estava disponível uma opção de carne (hamburguer de rosbife com uma salada de vegetais) e outra vegetariana (hamburguer com lentilhas e grão e uma sobremesa) e, como sobremesa, brigadeiro com recheio de whiskey. O preço dos menus deverá rondar os oito euros.
Em breve, poderemos encontrar a Jameson Food Truck em festivais como o Lisbon Dance Festival (que vai decorrer a 4 e 5 março, na Lx Factory), o Lisbon Bar Show (de 17 e 18 maio, no Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda) e no Piknic Eletronik (aos domingos, de 26 julho a 30 agosto, na Tapada da Ajuda).