“Não estamos propriamente no centro do universo”, diz-nos o cervejeiro Vítor Silva quando nos recebe à porta das novas instalações da Vadia, em Oliveira de Azeméis. Mas talvez seja mesmo o facto de não estar situada nas grandes cidades que dá uma certa peculiaridade ao negócio. É preciso percorrer a A32 (liga Vila Nova de Gaia a Oliveira de Azeméis) e sair em direção a Vale de Cambra, para ir ao encontro desta cervejaria artesanal que tem conquistado o mercado nacional e internacional (já se vende no Luxemburgo, França e Bélgica). A Vadia mudou-se há pouco mais de um mês para este sítio com mil metros quadrados (outrora uma dancetaria) e aproveitou para abrir um brew pub com vista para toda a produção da cerveja, desde as cubas de fermentação à brassagem e fabrico do mosto.
“Era necessário fidelizar os clientes, relacioná-los com a marca”, explica Nicolas Billard, um dos sócios e engenheiro alimentar especializado em cervejaria. “A criação de um lugar de consumo” era uma ambição antiga, prossegue Nuno Marques, outro dos três sócios, professor de informática. Um sinal do êxito do negócio que nasceu de uma panela de 20 litros para, atualmente, estar a produzir dez mil litros por mês e com a ambição de aumentar a capacidade para 16 mil litros dentro de um ano. O brew pub pretende ser multifacetado. Além da degustação e harmonização das várias cervejas artesanais da Vadia (são sete: Trigo, Ruiva, Loira, Preta, Rubi, Extra e Orgânica), servem petiscos nacionais “que se adaptam às cervejas”. Como hambúrgueres artesanais (um de aves com caril e brie, outro de vitela com azeitona e bolonhesa), tábuas de queijos da região e presunto, conservas e pregos no pão. “O desafio não está na quantidade de cervejas que aqui é possível provar, mas nas novas experiências que aqui podem ter”, esclarece Vítor Silva.
Neste brew pub, os clientes poderão ainda beber, por exemplo, as edições limitadas (como a Branca, criada para a festa de abertura) ou visitar o processo de produção da marca, criada em 2010, pelos três sócios e amigos. Reanimar o bar como se fosse uma sala de concertos é outra aspiração. Aos sábados (a partir das 23h), há sempre um programa de atividades que poderá variar entre a atuação de uma banda de música ou uma noite de stand-up comedy (Zé Pedro anima este sábado, 13). “Este brew pub resume a nossa história: desde as amizades às noites fora de casa e aos jantares”, diz, orgulhoso, Nicolas Billard. “Afinal de contas, somos os vadios”. Vamos vadiar?
Vadia Brew Pub Oliveira de Azeméis > R. Comendador Artur J. G. Barbosa, 576, Ossela, Oliveira de Azeméis > T. 256 482 151 > sex 18h-01h, sáb 18h-03h