Provavelmente, a primeira vez que, em Portugal, ouvimos a palavra pizzaiolo foi associada a Antonio Mezzero. Foi este napolitano de gema quem conseguiu, para a pizzaria Pulcinella, em Matosinhos, o primeiro certificado do País da Associazione Verace Pizza Napolitana, que atesta o cumprimento dos trâmites da confeção tradicional da pizza. O reconhecimento dos especialistas e dos clientes foi alcançado, mas António quer continuar o seu trabalho de divulgação da comida italiana autêntica. Virou-se agora para as massas e para os risotos, no novo restaurante que abriu com o seu nome no Porto, em meados de outubro. “Não sou um chefe, mas nasci na cozinha”, conta. “Aqui não vou inventar, quero apresentar os cheiros e os sabores com que cresci.”
Olhando para o restaurante, com cerca de uma dúzia de mesas cobertas das típicas toalhas aos quadrados, numa rua discreta da Foz antiga, dir-se-ia que, tal como aconteceu há oito anos na Pulcinella, Antonio Mezzero quer um arranque modesto, para se poder concentrar naquilo que é verdadeiramente importante: a comida. “Para trabalharmos com qualidade, não podemos crescer demasiado e nós preparamos tudo na hora”, adianta. “Vou ter propostas muito simples, aquelas que são mais conhecidas e que as pessoas mais apreciam nas diferentes regiões.” Quase todos os ingredientes (exceto os mariscos, os legumes e os cogumelos) chegam de Itália, havendo o cuidado de, na preparação dos pratos, usar apenas os produtos de origem dessa região. “O que faz toda a diferença.”
Nas pastas, existem oito sugestões: maccheroni al ragù (um molho à base de carne), bucatini all’amatriciana (com bochecha de porco curada, molho de tomate, cebola e vinho tinto), gnocchi piemontese (com cogumelos boletus, queijo curado e trufa), paccheri alla sorrentina (tubos de massa com molho de tomate e mozzarella di buffala), nero di mare (esparguete preto com marisco) e linguine alla siciliana (com beringela). Há ainda três tipos de risoto: alla pescatora (com marisco), ai porcini (com cogumelos boletos) e alla milanese (com açafrão, acompanhado de ossobuco). Nas sobremesas, também não se desvia do tradicional, com propostas como zupa inglese, panna cota, affogato al limone com limoncello e babá al rum. Nas bebidas, não faltarão vinhos, cervejas artesanais, grappas (aguardentes) e licores de garrafeiras italianas de qualidade. Concentrado nas pizzas durante vários anos, Antonio diz que “vai demorar algum tempo até entrar neste registo”, mas está seguro de que “os clientes chegarão, atraídos pelos cheiros”. Os cheiros da verdadeira cozinha italiana.
Restaurante Antonio Mezzero > Lg. de Nevogilde, 51, Porto > T. 22 318 8895 > seg-sáb 12h-14h30, 19h-22h30
![V7REST-ANTONIO MEZZERO 12-11-15-010.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/7438419V7REST-ANTONIO-MEZZERO-12-11-15-010.jpg)
Lucília Monteiro