O convite chegou por e-mail, a perguntar o que fazia no sábado à noite. Assim, de repente, não tinha nenhum compromisso. E foi só depois de aceitar a missão de ir a um jantar que “pedia” um dress code sexy e extravagante, é que me lembrei dos bilhetes para o jogo de futebol. Paciência, pensei eu, a emoção de ver o meu clube jogar terá que ficar para outro dia. Mesmo que o campeonato ficasse resolvido nessa noite, trocaria o cachecol por um vestido e saltos de altos. Em último caso, estaria bem perto – e com vista privilegiada – daquela rotunda onde se comemoram títulos…
Confesso que não sondei muito bem ao que ia e só no último momento percebi que iria jantar na suite presidencial do Four Seasons Ritz, em Lisboa. Pareceu-me arrojado, uma experiência única. O que levar vestido? Para não errar, e sair de casa do género femme fatale sem necessidade (quem me conhece sabe que não é de todo o meu estilo), confirmei novamente o dress code escrito no convite: criativo, sexy, extravagante. Vesti-me e saí de casa – e fiquemos por aqui, que o resto são futilidades e vaidades.
À hora combinada, pelas 19 e 30, cheguei à receção do Ritz para fazer o check in. Entregaram-me a “chave” (cartão) do quarto 1023, ou seja, da suite presidencial, e dirigi-me ao elevador.
Já no décimo andar, sou recebida por Ana Músico e Paulo Barata, fundadores e organizadores do festival gastronómico Sangue da Guelra, que enviaram o convite. A curiosidade desvia o olhar para ver quem se deita na grande cama do quarto, ali ao lado. E assim fico a saber que se trata da atriz Alice Joana Gonçalves, performer do artista plástico Julião Sarmento, que repousa, descontraidamente, e vai mudando de pose ao longo do tempo que dura o welcome drink para os 19 convidados do jantar – entre eles, a dupla de estilistas StoryTaillors, que vestiram Ana Músico, organizadora, Gabriela Marques, a sommelier, e a própria Alice Joana Gonçalves. A presença da atriz há de acompanhar-nos durante todo o jantar: ora abre as cortinas desta sala transformada em restaurante, ora desliga as luzes, ora espreguiça-se, dando a ideia de que estamos a invadir o seu quarto e a sua intimidade.
Já sentados à mesa, Ana Músico e Paulo Barata explicam-nos o motivo do convite: a suíte presidencial do Hotel Ritz vai abrir-se para uma série de jantares especiais, com chefes estrangeiros. Em cada noite, apenas 20 pessoas se sentarão à mesa. O projeto leva o nome de Ritz’s Secret Room by Sangue na Guelra e a 14 de abril acontece o primeiro jantar que levará até ao Ritz o chefe de cozinha Eneko Atxa, do restaurante espanhol Azurmendi, com três estrelas Michelin. Produzido pelo Sangue na Guelra, em parceria com hotel e a Manteigaria Silva, terá a colaboração cenográfica de Isabel Sampaio e a participação artística de Alice Joana Gonçalves.
Na mesa
A longa mesa, elegantemente posta com loiças “resgatadas” do espólio da caixa-forte do icónico hotel de cinco estrelas (celebra 60 anos em 2019), é revelada na sala de estar desta suíte transformada, por uma noite, em restaurante. Em cima da toalha branca, há castiçais e copos com mais de 60 anos, bonecas em porcelana e ananases frescos.
Foi com uma tarte merengada de cenouras, gordura de vaca e lavanda que se deu início ao jantar preparado por Pascal Meynard, chefe residente do Ritz, e Pedro Pena Bastos, chefe convidado, que aconselha que se coma este snack em 10 segundos e de uma só vez.
“São mais do que meros jantares, quisemos explorar o ambiente cinematográfico e performativo”, resume Paulo Barata. “Preparámos um programa muito especial e único com cozinheiros extraordinários”. Entre outros pratos, desta noite ficou na lembrança a taínha do mar, couve e coral e os lombinhos de pombo, simplesmente deliciosos. Entre pausas, deu ainda para gozar da paisagem que se tem destas varandas e que revela, lá do alto, a beleza de Lisboa. Depois da sobremesa – um cremoso de maracujá e gengibre, manga marinada com citronela, espuma de tahini – que se esperava que encerrasse este verdadeiro banquete, eis que chega o carrinho de queijos da Manteigaria Silva, para deleite das nossas pupilas gustativas. Cada jantar será acompanhado de uma seleção de vinhos nacionais e internacionais, com referências de topo da Sogrape, Bairrada, Château d’Yquem, fica a nota. Depois veio o café, mais dois dedos de conversa e check out. Fico a saber que o meu clube venceu por 4 a zero. Uma noite duplamente vencedora.
Datas dos jantares no Ritz’s Secret Room
14 abr – Eneko Atxa, do restaurante Azurrmendi, Espanha, 3 estrelas Michelin
25 abr – Alex Atala, do restaurante D.O.M, Brasil, 2 estrelas
Setembro – Mauro Colagreco, do restaurante Mirazur, França, 2 estrelas Michelin
Outubro – Toño Perez, do restaurante Atrio, Espanha, 2 estrelas Michelin
Em 2019 haverá mais dois jantares.
Ritz’s Secret Room by Sangue na Guelra > Four Seasons Ritz Hotel > R. Rodrigo da Fonseca 88, Lisboa > €550 (preço base, variando de acordo com o chefe de cozinha convidado e a selecção de vinhos) > reservas@sanguenaguelra.pt