Porque, em tempos de austeridade, é preciso poupar, poupar, poupar, a designer Madalena Martins quis reinterpretar um dos utensílios mais típicos da cozinha portuguesa: o rapatachos, mais conhecido por Salazar.
Este “Super Salazar”, como a criadora lhe chama, é ainda mais eficaz, pois “possui umas orelhas [nota de Redação: qualquer semelhança com um coelho não é pura coincidência] que rapam todos os detalhes…”. E é um dos objetos patentes na exposição POPs Projetos Originais Portugueses, no Museu de Serralves, no Porto.
À venda por 7 euros, o “Super Salazar” é totalmente fabricado em Portugal, desde o cabo de madeira ao rapador de borracha, obedecendo, assim, a um dos critérios do concurso: apresentar produtos concebidos no nosso país.
Tal como as restantes criações do POPs que, nesta quinta edição, conta com 63 autores, mais de 135 peças e duas novas categorias (iluminação e vestuário). Os vencedores serão anunciados a 9 de maio.
POPS – PROJETOS ORIGINAIS PORTUGUESES Museu de Serralves, R. D. João de Castro, 210, Porto T. 22 6156500 25 abr-12 mai Ter-Sex: 10h-17h Sáb-Dom: 10h-20h Grátis