A homenagem ao lápis, feita durante o 5.º Encontro Nacional de Ilustração de S. João da Madeira, tem uma explicação simples: aqui funciona a Viarco, a única fábrica de lápis do País. Enquanto “aliado” dos ilustradores, afigurava-se como tema ideal para ser explorado na exposição central do evento, patente nos Paços da Cultura. Ali estarão trabalhos de 56 artistas, de várias nacionalidades, com técnicas e contextos muito distintos.
Num breve esboço do Encontro, organizado pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira, há que dizer que esta edição conta com um programa mais alargado, em participações, propostas e espaços.
Haverá lançamento de livros, mesas-redondas, feira do livro, conferências temáticas, ofi cinas de ilustração e de escrita criativa (para o público em geral) e outras exposições temporárias, nomeadamente das coletivas feitas nas primeiras edições. A exposição central, a partir de 23 de novembro, circulará por bibliotecas e museus de norte a sul do País.
5.º ENCONTRO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO DE S. JOÃO DA MADEIRA
Até 30 Nov
Locais: Paços da Cultura, Biblioteca da J.F. em Fundo de Vila, Avenida Shopping (S. João da Madeira), Centro Empresarial e Tecnológico, Fnac do GaiaShopping, Biblioteca Municipal e loja Olmar