Saiba mais sobre o fresco skrtei, o senhor do Ártico, com a chef Justa Nobre.
Ingredientes (para quatro pessoas)
- 4 tranches de skrei (180/190 g cada)
- 1 kg amêijoas
- 300 g cuscos
- Sal q.b.
- Alho q.b.
- Tomilho fresco q.b.
- 1 cebola grande
- 2 tomates grandes
- 1 folha de louro
- Azeite simples
- Azeite aromatizado com tomilho
- 7,5 dl caldo de camarão
Preparação
1 Temperam-se as tranches de sal
2 De seguida, prepara-se os cuscos de amêijoas.
Abrem-se as amêijoas em azeite quente e alho. Em alternativa pode usar-se berbigão, mas é conveniente que seja fresco. Tapa-se o tacho para abrir com o vapor. Assim que estão prontas, retiram-se do tacho e tiram-se as cascas. Reserve (as amêijoas só se acrescentam no fim para não ficarem amachucadas).
No mesmo azeite (retifique a quantidade se for necessário), junta-se a cebola picada e deixa-se alourar. Deixe estalar só um pouco, porque não se quer muito frita. Depois junta-se o tomate fresco picado e a folha de louro. Deixa-se apurar e junta-se o caldo de camarão. Mantenha em lume brando.
3 Numa frigideira, o bacalhau é confitado com azeite aromatizado, folhas frescas e dentes de alho esmagados. O azeite deve estar quente e começa-se sempre com a parte da pele para baixo.
Marca-se a tranche de cada lado (cerca de 1 minuto) e retira-se do lume. Coloca-se numa travessa com o azeite onde foi confecionado (sem os alhos e o tomilho) e vai ao forno durante 7 minutos, a 180 graus, para acabar de cozinhar. O bacalhau deve ficar com a lasca certa e húmido.
4 Voltamos aos cuscos. A calda está pronta e junta-se os cuscos. O tempo de cozedura é de 5-6 minutos. Vá mexendo, e se começarem a secar ou se ainda não estiverem cozidos, pode acrescentar mais caldo de camarão. A consistência fica ao gosto de cada um (mais compactos ou mais líquidos). Retifique o sal, se necessário. Quando estiverem cozidos, junte as amêijoas e envolva-as.
Os cuscos estão prontos.
5 Retire o skrei do forno. Sirva os cuscos e coloque a tranche em cima. Decore com folhas de tomilho fresco, a gosto.