Costuma ser o espaço a adequar-se à ideia. Neste caso foi o inverso. O teto e o chão em madeira clara, as pequenas cabinas com mesas chegadas às janelas, o ar intimista, remeteram Bruno Portela, um dos sócios, para a cultura japonesa.
Daí veio o sushi e o convite a João Vitorino, sushiman, para se aliar ao projeto.
A constatação de que na zona do Bom Sucesso, onde estão, a oferta de comida nipónica era escassa também ajudou. Só ao almoço de segunda, o sushi fica fora da carta, porque só servem peixe fresco, comprado diariamente. Para sushi e sashimi (peixe cru fatiado), a oferta é diversificada: salmão, atum, robalo, dourada, carapau, vieira… Tudo feito à vista dos clientes, que se podem sentar ao balcão como num sushi bar. Ao almoço há um menu completo que fica por 12 euros e um menu temaki (rolinhos de mão) por seis. Ao jantar a oferta é outra, para começar pode provar-se, por exemplo, o mix sushi to sashimi, com todas as especialidades da casa.
A ementa, contudo, não se esgota aí. A cozinha contemporânea tem um grande destaque na carta. Nas entradas, refira-se o creme de ervilhas e manjericão, a codorniz caramelizada com lascas de parmesão, o carpaccio de bacalhau. Nos pratos, o risotto de cogumelos e o tataki de atum com açorda de sapateira, espargos salteados e gema de ovo de codorniz.
O remate pode ser feito com um bolo húmido de chocolate com espuma de capuccino e gelado de brandy.
SUKI
R. Caldas Xavier, 160 (ao Bom Sucesso), Porto
T. 22 606 3748
Seg 12h-15h, Ter-Sáb 12h-15h, 19h-23h (Sáb-Dom até 24h)