Quando a tradição defende que o mundo escolha festejar a entrada de um novo ano com uma roupa interior azul (dá sorte, dizem…), apresentamos, mais do que alternativas, as verdadeiras tendências para nos vestirmos… interiormente. Também nesta área, a da lingerie, do underwear, algo está a mudar na indústria da moda: segue-se um desfile de cores e de estilos diversos para que ninguém fique de tanga neste começo de 2012. À crise segue-se a oportunidade e em vez de apertarmos o cinto, o melhor mesmo é marcarmos a silhueta e mostrarmos o que dantes escondíamos.
Renovação total de hábitos, que as novas tecnologias desenvolvem e os designers agradecem, reinventando as peças mais básicas do nosso armário. Cuecas e boxers? Sim, claro, tudo isso e muito mais.
Aqui se fala do underwear funky e alternativo da provocadora australiana 69 Slam; da divertida e rebelde Björn Borg (que já apresentou uma edição especial Borg/John McEnroe); da clássica e sensual Triumph que aposta, agora, na reinterpretação de modelos dos anos 20, 30, 40 do século passado e que escolheu o designer português Filipe Faísca para renovar parte da marca e que conseguiu, no final de 2011, fazer sorrir toda a gente com os “cartazes natalícios” com as modelos Luísa Beirão e Andreia Rodrigues; da portuguesíssima Impetus, produzida no Norte do País, lado a lado com a italiana Replay; e da técnica usada pelo atelier Dama de Copas (a funcionar em Lisboa e no Porto), que inclui nos seus “serviços” consultas de bra fitting… Visibilidade, precisa-se.
Aqui, como no resto. E o mundo agradece, naturalmente.
FUNKY E VIBRANTE
69 SLAM
Uma marca que prima pela originalidade e cor. Aliás, é exatamente a “explosão” de cor que nos obriga a entrar, pela primeira vez, nas lojas do Shopping Vasco da Gama ou do Oeiras Parque. As peças apresentam padrões únicos, algumas são mais “atrevidas”, podem (ou devem) ser misturadas com outras mais sóbrias ou serem usadas em conjunto.
São tão originais que a maior parte das vezes não sabemos se se tratam de camisolinhas, biquínis ou mesmo de soutiens. Pode optar por vários modelos de cueca e de soutien. Além de roupa interior de mulher e homem, aqui também encontra swimwear (roupa de banho), para ambos os sexos. Portanto, em caso de dúvida do melhor sítio a usá-la, o melhor é pedir ajuda.
Ou então alinhe na missão da marca distribuída em 47 países, e que chegou em 2010 a Portugal: a ideia é mostrar, não esconder! Para mulheres e homens que gostam de expressar uma atitude fashion e divertida perante a vida. E a preços acessíveis.
125 ANOS DE HISTÓRIA
TRIUMPH
Por ocasião do aniversário dos 125 anos (comemorados em 2011), a Triumph lançou várias coleções, entre elas a Vintage, considerada a grande aposta da marca. Uma linha que junta séries distintas, com peças únicas e arrojadas: a Vintage Lace, que utiliza a renda floral, grande moda nos anos 50 e 60, onde se destaca o soutien sem aro, uma justa homenagem a Doreen Bra dos anos 50. A Vintage Touch inspira-se na moda do golfe dos anos 30, surgindo as peças de cintura subida com renda lateral, e o corpete, ao estilo diva dos ano 20.
Mencionamos ainda as peças da Triumph Essence The Luxury Collection composta pelas Elegant Essence (bordados e cortes inteligentes) e a Luxurious Essence .
Para a próxima primavera/verão, a Triumph sugere, entre outras coleções, a Body Make-Up que tem como missão “ser invisível debaixo da roupa”, atuando como uma segunda pele. É sensual, confortável (graças à elevada utilização de licra), apostando em tons neutros, de rosa-cereja e violeta-suave. Dá vontade de ter uma de cada, não dá?
SENSUALIDADE E FEMINILIDADE
WOMEN’SECRET
Este inverno destacam-se cinco linhas: Grace e Tradicional, duas linhas de lingerie mais sensuais, confecionadas a partir de tecidos acetinados e acabamentos em renda combinando verde-escuro com preto e grená com rosa e cinza.
Para as mais jovens, destaca-se as coleções com as figuras de Bambi e da Pantera Cor-de-Rosa. A marca criada em 1993, em Espanha, tendo atualmente mais de 519 lojas em 48 países, desenhou ainda a linhas jump (para praticantes de desporto), w’shape (em tons de champanhe e preto, feitas em licra, que têm como objetivo definir e realçar a silhueta), a w’effect, (roupa interior anticelulite reafirmante), e a my basics, para o dia-a-dia, assim como a linha men’secret composto por boxers para homem. Quando os dias aquecerem, serão lançadas no mercado as dotty navy e sunny days, onde se destacam as riscas e bolas, nas cores azul e salmão. A Minnie Mouse será uma das personagens da Disney que vai ver na lingerie da nova estação. Esta temporada é ainda apresentada a linha especial Just Married com todas as peças em branco.
MARCA NACIONAL
FIGFORT
A empresa portuguesa de roupa interior, sediada na região do Porto, conta já com 40 anos de história. Com uma produção nacional, a Figfort lança duas coleções sazonais, mas mantém uma coleção permanente, constituída pelas peças mais procuradas. Além da lingerie do dia-a-dia, há uma linha noivas que inclui soutiens, bustiers, babydolls e ligas, especiais para a ocasião.
Para a primavera e verão que aí vêm, propõe a linha Glow, com peças essenciais feitas de renda delicada e de uma malha suave, de nome Peau d’ange (pele de anjo), nas cores magenta e azul-turquesa; e a linha Hypnose, mais sedutora, desenvolvida a partir de uma malha brilhante suave, adornada por um bordado, nos tons verde-turquesa, terra, azul-forte e o eterno preto.
A linha Algodão, dirigida às mais jovem. Há ainda soutiens para desporto e, para os peitos mais generosos, será lançada a coleção Egoiste composta por uma malha leve mas forte, decorada de bordados delicados, em cores fortes como as tendências pedem.
As peças estão à venda em todo o País, em lojas multimarca.
A IMAGEM MODERNA
INTIMISSIMI
Roupa interior sensual, romântica e confortável é a fórmula de sucesso da Intimissimi, que apostou também em “caras” conhecidas como imagem de marca. Monica Belluci, na curta-metragem Heart Tango dirigida por Gabriele Muccino, em 2007; Alyson Le Borges, atriz e sobrinha de Alain Delon, que “vestiu” a linha Shape, em 2009, ou, mais recentemente, a bela Irina Shayk, que neste Natal encantou vestida num french maid em seda vermelha.
Em 2010, lança a campanha Recicla o teu soutien, a adesão não se fez esperar e manteve-se desde então. A nova coleção para elas apresenta-se radiante, saborosa e elegante: rendas e jacquards acetinados em babydolls, soutiens carioca e cintas complementadas por fitas e outros detalhes. Soutiens balconette, coordenados com peças de cintura alta; combinações de renda ou seda e peças da linha shaping em tule estampado.
Nos tons, dominam o rosa, o negro, o marfim, pérola ou rosa-mármore, o branco e o cinza. Para os homens, a novidade é o efeito delavé aplicado à coleção de básicos, moda e a algumas peças de easywear.
SALÃO DE LINGERIE
DAMA DE COPAS
Tudo começou em setembro de 2009,com um blogue sobre soutiens. Inês Basek e Margarida Furst criaram o Dama de Copas, mas não imaginavam que, um mês depois, estariam a organizar workshops de bra fitting, destinados a ensinar as mulheres a escolher o soutien certo e para responder a tantas dúvidas que o assunto suscitava.
No início de 2010, abriram a primeira loja Dama de Copas no Chiado, em Lisboa, e, um ano depois, a segunda, na Rua de Santa Catarina, no Porto. Agora a Dama de Copas prepara-se para inaugurar a primeira loja de rua, na Rua de Santa Justa, que substituirá a do Chiado. Um espaço com 240 m2, cujo projeto tem a assinatura do arquiteto Raul Lino, que mantém a mesma imagem visual: estilo Art Déco, mobília vintage. A Dama de Copas é um salão de lingerie, com serviço de aconselhamento no que toca à escolha de soutiens para o dia-a-dia, para noivas, gravidez e amamentação, pós-cirurgia estética e pós-mastectomia. Além do bra fitting, existe também o shape fitting. A consulta demora, em média, 30 minutos e é grátis.
Rua do Carmo, 51 -1.ºD, Chiado Tel. 21 195 5997 / 96 479 4250 Rua de Santa Justa, 87, Lisboa
Rua de Sta. Catarina, 375 3.º, Sala 32, Porto Tel. 22 093 2768 / 91 587 5555