‘A loja surgiu um pouco por acaso…” Quem o diz é Ana, 30 anos, autora de um dos blogues mais lidos em Portugal (A Pipoca Mais Doce), que nunca tinha pensado à séria neste assunto… Filipa, com experiência no negócio mas fora de Lisboa, quando a amiga a desafiava a abrir uma loja na capital, respondia sempre que se um dia isso acontecesse, seria um projeto a duas.
O trabalho de uma (Ana) e a maternidade de outra (Filipa) foram adiando a sociedade, até que Ana soube que o atual espaço da Bazaar estava para arrendar. A localização não podia ser melhor, o Chiado, e embora tal fizesse supor uma renda incomportável, afinal… “o preço era aceitável”. Reunidas as condições, tinham que aproveitar a oportunidade “Seguramente não ia aparecer outra tão cedo.” Em dois meses, montaram a loja.
Na Bazaar Chiado há roupa e acessórios para várias ocasiões, até um limite de 100 euros.
“Poderá haver um ou outro vestido que ultrapasse um pouco esta quantia o preço médio, na verdade, oscila entre os 50 e os 70 euros, mas a ideia é não fugir muito dessa verba”, explica Ana, acrescentando: “Para que quem goste muito de uma peça a possa comprar, sem ter que ir para casa a sonhar com ela.” Tudo o que ali se encontra à venda são peças que as proprietárias usariam são modelos versáteis, para todas as ocasiões, e dificilmente se corre o risco de esbarrar com um igual.
A loja está dividida em secções, que vão mudando ao longo do ano. Neste momento existem as secções “natalícia”, “para arranjar cara-metade”, “para o fim de semana”, “para ir trabalhar” e a secção “sempre em festa”, esta permanente. Porque, afinal, os vestidos de festa são a grande aposta do Bazaar “Sem gastar muito dinheiro, consegue-se alguma exclusividade.” Do mundo dos blogues, nacionais e internacionais, Ana pesquisou também o que se está a usar pelo mundo e as marcas mais procuradas. O estilo urbano, feminino e “de tendência” que caracteriza a Bazaar é o resultado dessa pesquisa: Cutie, Camomilla, Love, Jovonna London, Nümph, Silvian Heach, Pepa Loves, A Pipoca Mais Doce (uma linha de vestidos criada pela blogger) e Hunter são as etiquetas que ali podemos encontrar.
E porquê Bazaar?, perguntamos. Ana responde: “É um nome fácil de se ler em várias línguas (e isso é importante, já que estamos situadas numa zona turística), mas também porque vendemos um pouco de tudo: roupa e acessórios, mas também outros “mimos”, como as louças da Pip Studio ou as agendas da Pipoca…” Têm disponível, ainda, um serviço de consultoria de imagem, prestado por Ana Garcia Martins, e um serviço de confeção de vestidos de festa por medida, para ocasiões mais especiais.
Os detalhes fazem a diferença e aqui isso é levado à letra, seja ajudando a escolher o modelo que melhor se adequa a cada cliente, seja no embrulho feito ao pormenor, seja numa breve conversa e um café. “Queremos, sobretudo, que os clientes se sintam bem, sem nos tornarmos demasiado absorventes “, explica-nos Ana.´