A medalha de ouro no Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses é o reconhecimento de qualidade pelo produto lançado em fevereiro passado pela Queijaria Guilherme, de Serpa.
A empresa, fundada há dez anos na margem esquerda do rio Guadiana, recebeu também a Menção Honrosa pelo queijo de cabra fresco atabafado, no concurso “3 Dias com Queijo”. Saliente-se que ambos os concursos são realizados com provas cegas e cujos júris são compostos por peritos em queijo.
Segundo as notas de prova “o queijo liberta um bouquet suave, limpo e ligeiramente acidulado. A sua textura na boca é cremosa, homogénea e fundente. De início apresenta aromas animais suaves e limpos com ligeira nota de manteiga acentuando-se de seguida os aromas vegetais com traços de feno e cardo”. Para consumir, “ideal para uma refeição ligeira ou como aperitivo de uma refeição principal sendo as suas características potenciadas quando acompanhado por vinho maduro branco”.
NÚMEROS
Em 2010 a Queijaria Guilherme transformou 1 100 mil litros de leite de ovelha e de cabra em mais de 2 000 000 unidades de queijo