Um misto de Serralves e Parque da Cidade” é como a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) quer converter a Quinta da Prelada, no Porto. Na pasada sexta, dia 1, um concerto (só para convidados) interpretado pela Orquestra do Norte, assinalou a abertura dos jardins ao público após um longo processo de recuperação, uma vez que se encontravam dotados ao abandono há vários anos.
A abertura destes jardins onde se situa aquele que é considerado o maior labirinto verde da Península Ibérica além de árvores seculares e uma antiga zona de lavoura, são apenas a primeira parte de um projeto mais vasto. Que, por enquanto, pode ser visitado somente mediante marcação prévia, duas vezes por semana, em virtude de a Casa, desenhada pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni (século XVIII) e classificada como imóvel de interesse público, se encontrar em recuperação.
Ali ficará instalada a Biblioteca, o Arquivo Histórico e o Centro de Documentação da SCMP, num projeto da autoria do arquiteto António Barbosa. Em tempos, a casa chegou a acolher um lar de idosos, mas estava encerrada desde 2003. As obras de restauro só deverão estar concluídas em maio de 2012, devendo abrir ao público no fim do verão do próximo ano.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto defende que o espaço da Quinta da Prelada deverá conjugar a componente cultural com a de lazer. António Tavares adianta que o hipismo deverá ser “o desporto escolhido” para ocupar o espaço onde, ao longo de anos, funcionou o único parque de campismo da cidade. No final do século XIX, o último proprietário da Quinta, Francisco Noronha de Menezes doou a Quinta à SCMP.
Em virtude de ter sido “cortada” pela via de cintura interna (VCI), a Quinta da Prelada passou a ter duas entradas distintas: a dos jardins agora reabertos, e a que acolheu o parque de campismo mas cujas obras de reconversão se encontram mais atrasadas devido a “processos de permuta com a Câmara Municipal do Porto”. No futuro, a SCMP deseja ainda construir um túnel que possa unir as duas partes da Quinta separadas pela VCI.
CIRCUITO DO LABIRINTO NOS JARDINS DA PRELADA
(entrada pela R. do Castelo), Porto
T. 22 207 4710 (necessário marcação prévia)