A revista Orpheu, publicada em 1915, marcou o início do modernismo português. Os dois números publicados reuniam, entre outros, os génios artísticos de Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e Fernando Pessoa.
Foi inspirada neste movimento e seus intervenientes, assim como em Lisboa, os azulejos e a calçada portuguesa, que nasceu ainda em 2010 a marca Portugal Modernista. O passo seguinte concretizou-se agora com a abertura de um espaço comercial, no tradicional Mercado de Santa Clara, bem próximo da Feira da Ladra, do Panteão Nacional e da Igreja de São Vicente de Fora.
A simplicidade da loja permite apreciar melhor a beleza dos objetos expostos. Sobressaem as formas e as imagens recuperadas aos modernistas portugueses, através de reproduções originais, e o toque de contemporaneidade que o design exclusivo a cargo da “8551120” lhes confere. Há T-shirt’s, canecas, lápis, postais, pins, puzzles, blocos de notas e azulejos, uma das peças emblemáticas da marca cujo formato é inspirado no livro K4 O Quadrado Azul, de Almada Negreiros. A coleção é composta por cinco azulejos, com imagens de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso e um painel modernista, que podem ser adquiridos em conjunto ou individualmente. Uma homenagem a Portugal, a Lisboa e aos génios do modernismo.
PORTUGAL MODERNISTA
Mercado de Santa Clara, Lj. 20, Lisboa
T. 91 401 9738
Seg-Sáb 10h-18h