Não, não se trata de uma corrida de aviões a grande velocidade. O Red Bull Music Academy Porto Hub é antes um laboratório de criação eletrónica que, durante cinco dias, invade vários espaços do centro da cidade. Tal como em Roma, Toronto, São Paulo, Londres ou Lisboa (que recebeu duas edições em 2008 e 2009), esta iniciativa “procura sempre o coração das cidades”.
Três antigos armazéns de tecidos situados na Rua Cândido dos Reis serão o “terreno fértil” para acolher aquela que é conhecida por academia, ou “ponto de encontro entre nomes históricos da música, nacionais e além-fronteiras “. Estes três espaços acolhem um lecture room (espécie de sala de conferências exclusiva para participantes e convidados) e um estúdio de produção musical. Aberto ao público estará um espaço lounge (no n.º 70) que inclui um estúdio de rádio e uma galeria de arte. Estes espaços viverão dois momentos distintos: de dia trabalha-se o espírito criativo, com palestras assinadas por protagonistas do universo musical, oficinas, sessões práticas de estúdio e showcases. À noite, chega a vez dos live acts, concertos e dj sets em vários locais da cidade a que chamam de Porto Hub (ver caixa). As ruas desta zona da Baixa, onde palpitam bares em cada esquina, serão invadidas pelos 80 participantes portugueses, de norte a sul, além de convidados internacionais.
E porque esta iniciativa liga a música às artes plásticas, foram convidados 22 designers, ilustradores, arquitetos e writters, para intervir em vários locais interiores e exteriores. Entre eles estão Mónica Santos, Rita Gomes, Phillipe Santos, João Bento e Maria Helena. Artistas de rua, arquitetos, músicos e outros criativos ocupam ainda um imóvel vazio no centro histórico do Porto (na Praça da Batalha, n.º 1) num projeto que toma o nome de Residência M. É uma residência artística, efémera e de experimentação aberta ao público, de 10 a 12, das 14 às 20 horas. “Envolver a cidade e os coletivos locais” é um dos objetivos da organização do festival que, entre outubro e novembro, terá em Tóquio a sua maior edição.
TOME NOTA
Foi criada uma rádio pela Red Bull Music Academy, a Oblá FM, que poderá sintonizar a 102.1FM, das 14 às 24 horas. Na internet, passa uma hora diária de programação (20h-21h) em redbullmusicacademyradio.com Há artistas que vão serigrafar T-shirts ao vivo, nomeadamente, Hit+Run, o portuense Oker, & Ivar Kung e Filipe Mesquita.
RED BULL MUSIC ACADEMY PORTO HUB. 8-12 FEV
9 Fev Reactable, Serial, Ommas Keith, Passos Manuel
10 Fev Buckskins, Plano B Appleblim, Rua Cândido dos Reis
11 Fev Santo Ovídeo Grime, A Guy Called Geral, Gare
12 Fev The Shine, Dj Ride, Indústria
Programa detalhado em www.redbull.pt