As comemorações do bicentenário da independência do México e os dez anos da criação da empresa Parques de Sintra Monte da Lua serviram de pretexto para a inauguração, há um mês, do Jardim do México no Parque de Monserrate, em Sintra.
O projeto de recuperação desta área verde (5 mil metros quadrados), pelo arquiteto Gerald Luckhurst, obedeceu a alguns critérios que nos levam numa viagem no tempo é preciso recuar para compreender o enquadramento histórico da Quinta de Monserrate. Gerard de Visme foi, em 1790, o primeiro inquilino e quatro anos mais tarde subarrendou-a a William Beckford. Depois de em 1809 Lord Byron visitar Monserrate e descrever o espaço no poema Childe Harold’s Pilgrimage, a casa, abandonada, tornou-se num local de visita obrigatória. Um dos visitantes foi Francis Cook que em 1856 arrendou Monserrate e juntamente com o arquiteto J. T. Knowles dá início ao projeto de transformação do que restava da casa e dos jardins da época de De Visme. Nessa altura os jardins receberam plantas de vários países e foram organizadas em áreas geográficas.
Fetos arbóreos trazidos da Austrália em 1867 foram plantados no Vale dos Fetos, enquanto raridades botânicas do México, Japão, China, Brasil e África do Sul preenchiam o resto do espaço.
Em 2010 o restauro, um investimento de cerca de 140 mil euros, incluiu a limpeza dos lagos; modelação do terreno para restituir as cotas originais alteradas pelas grandes enxurradas de 1983; reconstrução dos muros de suporte de terras e da estrutura do jardim; reabilitação do antigo sistema hídrico; reimplantação dos caminhos pedonais nas encostas e no vale.
PLANTAS As mais de 3 500 plantas importadas agrupam-se em espécies distribuídas por 11 famílias: Agavaceae (Agave, Yucca); Aizoaceae (Lampranthus, Droseranthemum); Aloaceae (Aloe); Arecaceae (Chamaerops, Howea, Livistona); Asteraceae (Gazania, Osteospermum, Felicia); Cactaceae (Echinocactus, Ferocactus, Cereus); Crassulaceae (Crassula, Aeonium, Sedum); Cycadaceae (Cycas); Dracaenaceae (Dasylirion, Nolina, Beaucarnea); Euphorbiaceae (Euphorbia); Zamiaceae (Dioon, Encephalartos, Zamia).