“Transmutações da Paisagem” é o tema da vigésima edição daquele que é um dos festivais mais importantes da Península Ibérica na área da fotografia e artes visuais. Os Encontros da Imagem têm início esta sexta, 17, e, até 31 de outubro, percorrem 15 espaços distintos de Braga.
“A ideia de paisagem está presente até noutros domínios, como o político. O objetivo foi revisitar a fotografia de paisagem”, lembra Rui Prata, responsável e um dos mentores deste festival.
A mostra Petit Tratité du Paysage/ Pequeno Tratado da Paisagem, comissariada por Agnés de Gouvion Saint-Cyr, diretora dos Fonds National d’Art Contemporain, patente no Mosteiro de Tibães, é um dos destaques desta edição. Alguns dos nomes mais prestigiados da atualidade como Alain Fleischer, Nicolas Moulin, Patrick Tosani, entre muitos outros, constituem uma síntese da representação contemporânea da paisagem. Syrie, de André Merian, questiona, no Museu Nogueira da Silva, as periferias, os lugares desprezados, bairros dormitórios que se entrelaçam com infraestruturas viárias. Na Casa dos Crivos, Tiago Silva Nunes apresenta um conjunto de retratos captados nas ruas de Londres e arredores.
Broken Strangers (Places) expõe retratos reais, sem encenação. Tito Mouraz (no BragaParque), Pedro Negreiros (na Velha-a-Branca), António Catarino (na Fonte do Ídolo), Emanuel Brás (no Museu D. Diogo de Sousa), Ariele Bonzon (na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva), Manuel Sendon (no Museu da Imagem), Alfio Tomasini (no Museu dos Biscainhos) são outros fotógrafos-autores a visitar em locais já habituais. Além de três outros espaços que recebem, pela primeira vez, estes Encontros.
A Galeria Show Me (expõe trabalhos de João Mariano), o Museu Pio XII (fotos de João Henriques) e o espaço Pedro Remy (com obras de Rui Pires). Uma das novidades é a criação do Prémio de Fotografia Emergentes DST que premeia o melhor portfólio de fotografia contemporânea.
Duas décadas depois, Rui Prata só lamenta as dificuldades orçamentais. Este ano, “o orçamento é igual a 1995, são cerca de 65 mil euros”, comparticipado pela Direcção-Geral das Artes, autarquia de Braga e privados.
ENCONTROS DA IMAGEM – 20ª EDIÇÃO 17 Set-31 Out www.encontrosdaimagem.com