Quer definir o Porto como destino de luxo e ser um símbolo da cidade e do lugar onde se encontra. Rodeado por espaços verdes e com uma das mais belas vistas sobre a cidade, o The Yeatman recebe os primeiros hóspedes já este sábado, dia 7. Inspirado na ligação das antigas famílias britânicas à região, o hotel evoca o caráter histórico da urbe e a sua íntima ligação ao universo do vinho. “Além de identidade própria, tem tudo o que os outros cinco estrelas não têm”, atira Adrian Bridge, presidente do The Yeatman. Ou seja: spa com luz natural nas dez salas de tratamento (só ficará concluído em setembro), piscina com vista sobre o Porto, tal como todos os quartos, um campo de croquet, e jardim com 3 mil metros quadrados.
Localizado no centro histórico de Gaia, debruçado sobre as caves de Vinho do Porto, o The Yeatman está disposto em seis socalcos a lembrar as típicas distribuições de vinhas no Douro. A entrada lembra as casas dos ingleses na região demarcada, onde não faltam colunas, grades em ferro forjado, nem a imponente escadaria em granito. No interior, todos os corredores remetem para o mundo do vinho, seja através de cartas da evolução geográfica do país e das regiões vínicas, ou em fotografias que nos levam até lá. A decoração é clássica, mas discreta. Todos os quartos (70) e as 12 suites possuem terraço privado. Personalizados com quadros, garrafas e objetos evocativos de um produtor, cada aposento convida a descobrir um pouco mais sobre os néctares nacionais. A ligação é levada quase ao extremo, com a transformação de um balseiro (dorna de fermentação de uvas) em cama. Uma criação da Taylor’s.
Mas há mais cartas em jogo na apresentação desta unidade hoteleira do grupo Fladgate Partnership: a loja de vinhos, a sala de concertos, o clube para crianças, com atividades e serviço de babysitting, o restaurante gourmet com cozinha de autor, cujo chefe, Ricardo Costa, tem duas estrelas Michelin, e uma garrafeira com 25 mil garrafas, “a melhor de vinhos portugueses em todo o mundo”, dizem.
“A grande maioria dos viajantes quer uma experiência única. Praia é algo que podem ter em diversos pontos do globo, mas uma região como esta, rica em arquitetura, história e cultura, com boa gastronomia e vinhos só existe no Porto”, sublinha Adrian Bridge, presidente do The Yeatman. Se a isso somar o velho casario da Ribeira, as pontes e o Douro fica completa a vista sobre este Porto sentido.
TOME NOTA
À quinta é noite de jantar vínico no The Yeatman. A ementa será elaborada por Ricardo Costa em função de um néctar, mas certamente irá percorrer os sabores tradicionais portugueses
THE YEATMAN OPORTO
R. do Choupelo, Vila Nova de Gaia
T. 22 013 4200
€215 a €750