No fim-de-semana passado realizou-se em Paris o Salão do Vinho de La Revue du vin de France no Palácio Brongniart (antigo Palácio da Bolsa, na praça homónima). Noutra ponta da cidade (Porte de Versailles) os viticultores franceses estavam presentes desde 29 de Abril a 9 de Maio no recinto da Paris Expo. Interroguei-me sobre as razões para a simultaneidade de duas mostras congéneres de vinhos na capital francesa. Reflexão imediata: os produtores franceses procuram em primeira instância conquistar o mercado interno e Paris é um cliente apetitoso e diversificado pela massa de turistas aqui passantes; em segunda instância esta atitude revela um grande respeito pelos consumidores franceses. Não será por acaso que cerca de 50% do Champagne se vende em França, o que constitui uma boa almofada amortecedora contra os efeitos das crises internacionais? quando as exportações decrescem. Em Portugal só ouvimos falar em exportações de vinho, à qual se dedicam milhões de euros em promoções externas e longínquas? como se o mercado interno não existisse? ou não merecesse atenção cuidada.
Fui espreitar o Salão da Revue du vin, onde encontrei vinhos de Jean-Michel Cazes (que faz parceria com a Quinta do Crasto/Roquette no Douro, e da qual resulta o tinto DOC Douro Xisto). Magnífico o branco Château Villa Bel-Air Graves 2009 (Sauvignon e Sémillon em partes iguais) e um tinto jovem de grande qualidade dominado pela casta Syrah (Domaine L’ Ostal Cazes Estibals Minervois 2007). Percorri (provei) durante os dois dias do Salão alguns brancos da Alsace, outros tantos Champagnes de diferentes empresas e dou-vos notícia do que saboreei na casa Laurent-Perrier:

Laurent-Perrier Champagne Branco Ultra Brut**** É um champagne sem licor de expedição, elaborado com 50% de Chardonnay e igual percentagem de Pinot Noir. Muita frescura nos aromas e sabores intensos frutados e frescos.
Laurent-Perrier Champagne Branco Brut Millésimé 2000**** Um pouco mais cheio de boca revela uma grande harmonia e delicadeza.
Laurent-Perrier Champagne Branco Cuvée Grand Siécle**** O mais evoluído destes três champagnes, foi confeccionado com a lotação de vinhos base de 1997, 1999 e 2000 das castas Pinot Noir e Chardonnay.
Laurent-Perrier Champagne Rosé Brut*** Falta-lhe mais expressão aromática e de sabores.
Cá fora nas ruas de Paris o domingo era sem carros e sem pessoas. Como em Lisboa. As cidades da Europa expulsam os seus habitantes para as periferias? como se pudessem sobreviver sem eles.
