Estremoz afirma-se cada vez mais como um dos centros vinhateiros alentejanos de qualidade. Basta pensarmos nos diversos produtores instalados na zona: João Portugal Ramos, Júlio Bastos/Dona Maria, Herdade das Servas, Quinta do Mouro, Monte dos Cabaços (de Margarida e Joaquim Cabaço), entre outros como as Encostas de Estremoz. As vinhas (dez hectares) deste produtor foram plantadas a partir de 1993 na Quinta da Esperança, com encepamentos predominantemente tintos (Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon). O projecto, agora em velocidade de cruzeiro e com enoturismo (www.encostasdeestremoz.com), teve o apoio do enólogo Miguel Reis Catarino (da Quinta da Cortezia/Alenquer) e os vinhos aí estão a provar a bondade da iniciativa.
![Encostas de Estremoz, vinho](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/6219540Encostas-de-Estremoz-vinho-.jpeg)
Duas castas portuguesas (Touriga Nacional e Touriga Franca) e uma terceira de origem francesa (Alicante Bouschet) moldaram este tinto de qualidade soberba: de cor retinta, com aromas frutados bem acompanhados pelo estágio em madeira (o vinho encorpado amadureceu em carvalho francês durante um ano), é um belo exemplo da qualidade dos tintos de Estremoz. Está muito macio e harmonioso pronto para acompanhar lombo de cachaço bísaro, um fumeiro certificado da Terra Fria Transmontana produzido em pleno Parque Natural de Montesinho.
Encostas de Estremoz Regional Alentejano Grande Escolha 2004*** /****
Duas castas origem francesa (Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet) e duas portuguesas (Touriga Nacional e Touriga Franca) deram corpo e alma a este tinto alentejano já evoluído, elegante e bem esculpido pelo tempo. Acompanhou queijo flamengo dos Açores Terra Nostra Gourmet, um casamento perfeito com este queijo açoriano muito bem afinado. Também provámos o vinho licoroso deste produtor alentejano. Mas aí valha a verdade é uma experiência pouco razoável, porque em Portugal os licorosos de grande qualidade são o Porto, o Moscatel de Setúbal e o Madeira. A comparação é inevitável e neste caso o Alentejo perde.
![Tabela de Vinhos](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/6219542Tabela-de-Vinhos-.jpeg)