Provavelmente já leu em algum sítio que os pickles trazem muitos benefícios para a saúde e isso tem uma base de verdade, ainda que não se aplique a todas as variedades disponíveis no supermercado.
Em primeiro lugar é preciso perceber que os pickles não são todos feitos da mesma forma. A maior parte da oferta deste produto nas lojas, quer seja nas secções dos frios como nas que estão à temperatura ambiente, entra na categoria dos “pickles rápidos” – isto porque são conservados num caldo à base de vinagre num processo que demora apenas alguns dias. Dentro desta categoria existem ainda pickles que são processados termicamente de modo a que haja a destruição de agentes patogénicos, o que lhe concede uma data de validade superior.
A recomendação vai, então, para o consumo deste pickles rápidos? A resposta é não. Os pickles que podem trazer benefícios para a saúde são os fermentados. Neste caso, os pickles ficam em salmoura, um processo feito com recurso a uma solução de água salgada, durante várias semanas, o que permite que os microrganismos benefícios que existem na superfície do pepino atuem sobre o açúcar do vegetal e o transforme em ácido lático, ao mesmo tempo que elimina bactérias prejudiciais.
Os microorganismos que resistem no pickle fermentado associados às fibras, vitaminas e minerais do vegetal “promovem a saúde humana”, salienta Robert Hutkins, microbiologista da Universidade do Nebraska, nos EUA. Segundo este especialista, o consumo de pickles fermentados está associado a uma melhor saúde intestinal e metabólica, a um menor risco de diabetes tipo 2, a um sistema imunitário mais resistente, a níveis mais reduzidos de triglicerídeos, e níveis mais elevados de colesterol HDL – considerado o “bom colesterol”.
Ainda que os pickles de pepino sejam os mais amplamente divulgados como benéficos, a recomendação é que não descure os outros vegetais conservados pelo processo de fermentação. Segundo Hutkins, “a diversidade é uma das abordagens mais saudáveis e benéficas para o organismo” e a recomendação é que o consumo deste alimento seja o equivalente a duas colheres de sopa por dia. O especialista alerta que o consumo em excesso de pickles pode trazer resultados adversos para a saúde devido à quantidade elevada de sal que existe no alimento.
Mas como saber quais os pickles que são fermentados na hora de fazer as compras? No rótulo da embalagem, procure a palavra “fermentado” e verifique se a lista de ingredientes não tem vinagre – como vimos em cima, este é um ingrediente dos “pickles rápidos”. Outro indicador de que está perante a categoria mais saudável é a presença de bolhas na superfície da água que envolve os vegetais.