Caminhar é uma atividade que pode ser feita com objetivo lúdico ou com a intenção de melhorar a condição física. Andar na cidade, à beira-mar ou no meio da natureza é acessível, prático e está associado a uma longa lista de vantagens para o corpo e para a mente. Está provado que, por exemplo, ajuda na prevenção doenças cardiovasculares, na diminuição do risco de diabetes, no fortalecimento dos ossos, no controlo da pressão arterial, na melhoria da respiração e da postura corporal, no combate à depressão ou na estimulação da memória.
E, como qualquer atividade, a caminhada permite ainda o gasto calórico, o que afasta o risco de obesidade. Mas quantas calorias se perde ao certo durante uma caminhada? O valor depende da combinação de vários fatores, incluindo o peso e a velocidade, mas um estudo publicado pela neurologista Heidi Moawad, da Escola de Medicina Case Western, EUA, dá uma ajuda.
Para este estudo, Moawad teve como base o sistema de medida americano e a distância de uma milha, o que equivale a pouco mais de 1,6 quilómetros. Depois, considerou adultos com peso entre 45 e 136 quilos e analisou o comportamento numa caminhada lenta de 4.5 a 5.1 quilómetros por hora, e depois num passo ligeiramente mais acelerado. A correlação entre estes dois dados, peso e intensidade, permitiu perceber a variação de queima de calorias na distância de uma milha.
Na conclusão destes dados, não só se percebe que a caminhada mais intensa permite uma maior perda de calorias, como ainda salta à vista que pessoas com menos peso perdem menos, uma vez que usam menos energia para andar.
O género também pode afetar estes dados, uma vez que os homens têm, em geral, metabolismos mais acelerados do que o das mulheres. A especialista refere ainda que a inclinação do terreno também afeta estes dados, que foram analisados numa pista plana. Claro que quanto maior a inclinação ascendente, e consequentemente o esforço, maior também será a queima de calorias.
A especialista salvaguarda ainda que, para se perder peso, é necessário queimar as calorias que são consumidas. “Meio quilo de perda ou ganho de peso equivale a 3500 calorias. Por isso, é preciso queimar cerca de 500 calorias por dia a mais do que o que se ingere para se perder 450 gramas numa semana. Isso é conseguido através da prática de mais exercício, da ingestão de menos calorias, ou da combinação destas duas estratégias”.