Os dias de chuva e as baixas temperaturas podem afetar a nossa energia. Sente maior dificuldade em manter a boa disposição? Tem menos ânimo para as atividades rotineiras? Tudo isso pode ser explicado pela ciência e sim, está relacionado com o tempo metereológico e com as mudanças que estamos a registar.
Segundo a psicóloga clínica Jacquelyn Johnson, a forma como o clima afeta uma pessoa depende sempre de preferências pessoais, mas estudos científicos comprovam que existem tendências seguidas pela maioria da população e que a meteorologia realmente afeta a saúde mental.
Um estudo feito com uma amostra de 500 pessoas comprovou que temperaturas entre os 10º C e os 21ºC são aquelas que estão mais ligadas à boa disposição. Um céu azul e a luz do sol melhoram o estado de espírito, tornam-nos mais confiantes e tolerantes. Por outro lado, os humores menos felizes estão associados à chuva, humidade e nevoeiro pois esse clima faz com que o corpo humano produza menos endorfinas, serotonina e dopamina.
Está também provado que o tempo frio inibe a energia, uma vez que o corpo parece receber um sinal para repousar mais nestes períodos. Os maiores picos de energia são sentidos em temperaturas mais amenas, abaixo dos 21ºC, sendo que quando estes valores começam a aumentar surge uma maior sensação de cansaço. Já as temperaturas mais altas estão associadas a stress, ansiedade, agitação e irritabilidade.
A luz do sol também transmite uma maior sensação de energia, uma vez que diz ao nosso corpo para estar acordado. Isso faz com que o inverno, que tem menos horas de luz solar, seja mais propício ao repouso e a estados mais letárgicos, em comparação com os meses de verão. Além disso, a chuva ajuda a dormir melhor, pois o som vibra numa frequência que é considerada calmante.