Se já tínhamos razões ambientais para deixar os copos descartáveis de plástico, um novo estudo vem reforçar a ideia de que os devemos mesmo abandonar, por uma questão de saúde. Isto porque os investigadores da Universidade de Sichuan, na China, descobriram que beber de um copo de plástico uma única vez por semana leva à ingestão de até 90 mil microplásticos por ano.
Os cientistas analisaram a contaminação microplástica de três copos de plástico comummente usados: polipropileno (PP), tereftalato de polietileno (PET) e polietileno (PE). Os materiais do copo, o tempo em que a bebida esteve no copo, a agitação e a temperatura da água foram os parâmetros usados para que se pudesse chegar à conclusão.
No estudo, os investigadores relatam que encheram cada um dos três tipos de copos de plástico com 400 ml de água, selados com papel alumínio para evitar que microplásticos transportados pelo ar entrassem no copo, e agitaram durante um minuto.
Assim, perceberam que, quando mais tempo a bebida estiver no copo, maior é o número de partículas. Um único copo libertou quase 1500 partículas depois de ter a bebida durante cinco minutos, com os microplásticos a soltarem-se da parede do copo.
Os copos de polipropileno produziram o maior número de partículas, o que é preocupante, dada a ampla utilização desse material. Além disso, se forem líquidos quentes e se a agitação do copo for maior – como poderia acontecer enquanto caminha para o trabalho – também resultam em mais exposição microplástica.