Os resultados de um estudo recente, desenvolvido por investigadores de diferentes universidades e escolas norte-americanas e europeias, não traz boas notícias aos amantes de café…e de compras. A nova investigação, que pretendia perceber se os consumidores tinham maior tendência a comprar impulsivamente depois de ingerirem café, chá ou refrigerantes, concluiu que, de facto, o café consumido antes de fazer compras pode amplificar a vontade de comprar mais, aumentando, consequentemente, os gastos.
“Entender como e porque é que o consumo de cafeína influencia os gastos é importante, uma vez que a cafeína é um dos estimulantes mais poderosos que são legais e amplamente disponíveis”, afirmam os investigadores.
Tendo como mote a pergunta “como é que beber uma bebida com cafeína influencia o comportamento de compra?”, os investigadores concluíram que depois do consumo de cafeína verificou-se nos participantes uma maior tendência para comprar produtos de consumo hedónico – ou seja, um consumo por prazer -, como perfumes ou outras fragâncias, velas perfumadas e artigos de decoração; pelo contrário, a equipa notou que em produtos mais práticos, como utensílios de cozinha, por exemplo, o efeito foi muito menor. Além disso, os investigadores perceberam que os efeitos da cafeína nos gastos dos consumidores mantinham-se para as pessoas que ingeriam cerca de duas chavenás ou menos de café diariamente e eram menores para os consumidores “fortes” de café.
Para a realização do estudo, em que se teve em conta os efeitos da ingestão de cerca de 30 mg a 100 mg de cafeína, a equipa criou bancas de café expresso perto da entrada de duas lojas de retalho em duas grandes cidades de França e de um centro comercial em Espanha. De 300 consumidores, metade ingeriu uma chávena complementar de café e a outra metade consumiu um descafeinado ou água, imediatamente antes de fazer compras. Depois de analisados os resultados, a equipa percebeu que “o grupo [de voluntários que ingeriu] cafeína gastou significativamente mais dinheiro e comprou um número maior de produtos do que aqueles que beberam descafeinado ou água”.
Segundo o estudo, publicado no Journal of Marketing, há uma explicação para este aumento da vontade de consumo produzido pela cafeína: este composto aumenta a excitação e, consequentemente, a percepção das características de um produto considerado hedónico, o que faz com que a vontade de o comprar seja ainda maior. “Vários estudos demonstraram que a ingestão de cafeína aumenta a excitação, que é experienciada como um estado de ativação e alerta que pode variar de sonolência extrema a excitação extrema”, esclarecem os investigadores, citados pelo Science Daily. É nesta segunda componente que a maior probabilidade de gastar por parte dos consumidores se insere.
Os investigadores referem ainda que quem pretende “controlar os gastos impulsivos” deve “evitar consumir bebidas com cafeína antes de fazer compras”, alertando ainda para a importância de “informar os consumidores sobre os potenciais efeitos da cafeína nos gastos”.