Por terem um impacto reduzidos, as caminhadas são uma boa alternativa, principalmente para doentes que acreditam que o exercício físico pode ser perigoso tendo em conta o seu quadro cínico. Segundo explicam médicos da CUF, a caminhada tem impacto positivo no coração, diabetes, asma, dores nas costas e doenças nas articulações
Coração
Com a atividade física o coração fica mais forte. O exercício ajuda a baixar os níveis de pressão arterial e de colesterol. O melhor tipo de treino é habitualmente o aeróbico, que “usa” o coração e os pulmões durante um período de tempo mais prolongado, ajudando o coração a utilizar o oxigénio de forma mais eficiente e melhorando a circulação sanguínea. Andar de bicicleta e correr a um ritmo lento também são opções.
Dores na zona lombar
Um treino aeróbico de impacto reduzido pode ser muito benéfico para quem sofre de dores nas costas, pois reforça a musculatura desta zona. Além de caminhar, pode-se andar de bicicleta.
Asma
A atividade física promove o bom funcionamento dos pulmões, equilibra o sistema imunitário, prevenindo uma crise de asma associada a tosse ou constipação, e ajuda a perder peso, melhorando a gravidade dos sintomas asmáticos. Se a asma não está sob controlo, além de caminhar, também se pode apostar em praticar ioga (com maior foco na respiração).
Doenças nas articulações
O exercício ajuda a reduzir a dor e a promover a manutenção da força muscular e a diminuição da rigidez nas articulações afetadas. Por implicar um baixo impacto, a caminhada é uma boa escolha.
Diabetes
Existem dois tipos de exercício físico que podem ser especialmente benéficos perante um quadro clínico de diabetes. O treino aeróbico ajuda o organismo a fazer um melhor uso da insulina e inclui, além de caminhar a passo rápido, correr, dançar, subir escadas ou andar de bicicleta. Já o exercício físico de força aumenta a sensibilidade do organismo à insulina e diminui os níveis de glicose.
No vídeo, conheça também cinco coisas que pode (e deve) fazer, para uma vida mais longa e feliz. Simples, fáceis de executar, sem planos complexos ou produtos que prometem e não cumprem: