A nova estratégia de vacinação permitirá ao país assegurar a imunidade de grupo no início de agosto. A mudança consiste na vacinação em paralelo de três faixas etárias (50-55, 40-49 e 30-39) e teve, entre outras motivações, o objetivo de rentabilizar ao máximo a vacina de Janssen. No final de abril, Henrique Gouveia e Melo, havia alertado que a restrição de idade desta vacina recomendada apenas para pessoas com mais de 50 anos, poderia atrasar o ritmo de vacinação, sobretudo no terceiro trimestre.
Mas agora tudo mudou. A Task Force conta que, nos primeiros dias de junho, comecem a ser vacinadas as pessoas na faixa etária dos 50 aos 55 anos, as quais, em princípio, poderão proceder com o auto-agendamento já esta semana. Cerca de uma semana mais tarde será a vez dos 40-49 e uma semana depois os portugueses que tenham entre 30 e 39 anos.
Se o primeiro grupo poderá receber vacinas da Janssen, Pfizer ou Moderna, já os dois últimos serão inoculados apenas com vacinas da Pfizer ou da Moderna.
Apesar de arrancarem com uma semana de intervalo entre si, as fases de vacinação destas três faixas etárias decorrerão em paralelo, explica fonte da Task Force. Ou seja, o início da vacinação de uma nova faixa etária não quer dizer que a anterior esteja terminada.
Neste momento, se o ritmo de vacinação se mantiver e tudo correr bem, a Task Force espera ter, no final de junho, cerca de 80% das pessoas entre os 50 e 55, 60% das pessoas entre os 40 e os 49 anos e 30% das pessoas entre os 30 e os 39 anos inoculadas com uma dose de vacina. A mudança de estratégia permitirá ainda assegurar que, no início de agosto, 70% dos portugueses tenha recebido, pelo menos, uma dose de vacina, não atrasando para depois do verão a percentagem definida como a necessária para atingir a imunidade de grupo.
Auto-agendamento passo a passo
Entrar no portal da Direção Geral da Saúde
Inserir a data de nascimento no local indicado (neste momento, só será autorizado a prosseguir se tiver 55 ou mais anos)
Inserir o nome, número de utente e, de novo, data de nascimento
Selecionar o distrito, concelho e centro de vacinação onde deseja ser vacinado
Escolher o dia pretendido dentro do centro de vacinação selecionado (existem centros com mais vagas, depende da afluência das pessoas e da capacidade de vacinação de cada centro)
O portal gera um comprovativo de agendamento, mas que não quer dizer que esteja confirmada a marcação
Aguardar até 72 horas por um SMS de confirmação com o local, dia e hora de vacinação, ao qual deve responder SIM. Só neste momento está confirmado o auto-agendamento. Não deve dirigir-se ao centro de vacinação caso não tenha recebido o SMS
Se responder NÃO ao SMS, terá de aguardar mais 72 horas até poder voltar a fazer um auto-agendamento
Se, passadas 72 horas, ainda não tiver recebido nenhum SMS quer dizer que se encontra em lista de espera e deve continuar a aguardar. Acabará por receber, ou o SMS do auto-agendamento, ou um telefonema a convocá-lo para a vacinação.