O estado das populações de peixes ameaça a segurança alimentar humana devido ao sério declínio em que estas se encontram por todo o mundo, sendo que algumas apresentam um risco sério de colapso refere a WWF no relatório ‘Living Blue Planet Report ‘ (Setembro de 2015) onde se conclui também que, em média, a nível global e nas últimas quatro décadas, as populações de mamíferos marinhos, aves, répteis e peixes foram reduzidas para metade.
Algumas espécies de peixes chegam a apresentar um declínio de 75 por cento. Estas revelações representam problemas para todas as nações, especialmente para as pessoas dos países em desenvolvimento.
Cerca de 90 % dos recursos marinhos mundiais encontram-se sobre explorados ou totalmente explorados (61% das unidades populacionais de peixes globais são plenamente explorados e 29% são sobre exploradas). Três mil milhões de pessoas dependem do peixe enquanto fonte essencial de proteína. “O rendimento e a vida de mais de 800 milhões de pessoas depende da pesca; a maioria destas pessoas vive em países em desenvolvimento”, diz Ângela Morgado da WWF, destacando ainda a responsabilidade social dos consumidores, empresas e autoridades e a importância das decisões responsáveis ao nível do consumo e compra de produtos do mar. “Tudo o que fazemos enquanto consumidores tem um efeito – positivo ou negativo – no estado do ambiente marinho.”
“Em tempos de crescimento da população mundial e da classe média, bem como de aumento da procura de produtos vindos do mar, o consumo responsável de peixe é inevitável. Só mesmo através de decisões de compra responsáveis poderemos ??assegurar que o peixe continuará a ser uma fonte de alimento, de rendimento, bem como um sector económico importante no futuro”, acrescenta Ângela Morgado.
Portugal é o 3º maior consumidor mundial per capita de pescado. O consumo nacional é superior ao que a frota portuguesa consegue pescar dentro da União Europeia. A Europa é o maior importador mundial de produtos do mar e cerca de metade provém de países em desenvolvimento. “A escolha de produtos do mar sustentáveis tem impactos diretos sobre os meios de subsistência de pessoas na Europa e no mundo.”
Assim, por um lado, a WWF recomenda a compra de produtos do mar que tenham por base boas práticas, como a co-gestão, e preferencialmente locais. Por outro lado, devido à elevada dependência das importações, os produtos do mar com o rótulo MSC (Marine Stewardship Council) e ASC (Aquaculture Stewardship Council) são considerados uma escolha responsável.
A sessão de apresentação do projecto decorre hoje no IP Camões, entre as 10 e as 12h, em Lisboa, contou com a presença de Sérgio Guimarães do Camões IP, Nuno Ceitil que apresentarou ‘A Sustentabilidade na Gama Alimentar da IKEA’ e os membros da Comissão de Honra do Projecto que se comprometem, em conjunto com a WWF, a sensibilizar consumidores, empresas e autoridades para a importância das opções responsáveis no momento da compra de produtos do mar.
São membros da Comissão de Honra do projecto Fish Forward: Ana Paula Laborinho (Presidente do Camões IP); Catarina Grilo (Iniciativa Gulbenkian Oceanos), Gonçalo Carvalho (Coordenador da PONG-Pesca), Henrique Cabral (Professor Auxiliar da FCUL e Coordenador do MARE); Joana Seixas (actriz e embaixadora da WWF), Mário Franco (modelo e embaixador da WWF), Miguel Miranda (Presidente do IPMA) e Tiago Pitta e Cunha (Consultor do Presidente da República para os Assuntos do Mar).
Uma prova de produtos do mar certificados encerrou a sessão.
Sobre o Projecto Fish Forward
O Fish Forward é um projecto da WWF de sensibilização dos consumidores, empresas e autoridades à escala europeia e é co-financiado pela União Europeia. O Projecto desenvolve e implementa actividades de marketing, comunicação e investigação ao longo de três anos (de 2015 a 2017). Foi lançado durante o Ano Europeu para o Desenvolvimento 2015 em 11 países: Áustria, Bulgária, Croácia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Roménia, Eslovénia e Espanha;
Novo website sobre consumo responsável de peixe em 11 línguas
A partir de hoje, a WWF oferece aos consumidores, jornalistas, retalhistas e ao sector da gastronomia um conjunto de informações online sobre ‘peixe sustentável’. O site apresenta informação sobre interdependências globais, impactos sociais e ambientais e recomendações de compra aos consumidores, às empresas e aos decisores políticos, em 11 línguas.