O Governo apelou aos portugueses e a setores como agricultura ou caça, para aderirem ao pacto nacional para a conservação do lince ibérico, hoje assinado, com o objetivo de criar condições necessárias à reintrodução da espécie, no país.
“O que fizemos foi construir um quadro de referências, num contexto de confiança, definir um conjunto de princípios que nos permitam avançar para, no nosso interesse, conseguirmos ter o lince ibérico de volta a Portugal, através da reintrodução” da espécie no terreno, disse à agência Lusa o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.
O Pacto Nacional para a Conservação do Lince Ibérico em Portugal, hoje assinado, foi acordado em sede da comissão executiva que acompanha a preservação da espécie, constituída pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), por membros da academia, das organizações de setores, como caça e agropecuário, e organizações não governamentais do ambiente.
CONHEÇA O LINCE IBÉRICO – Crónica de Bruno Pinto, biólogo e cronista da VISÃO VERDE
VEJA O VÍDEO: Nascimento e crescimento de uma ninhada de Linces no Centro de Recuperação em Cativeiro do Lince-Ibérico, em Silves