Trazer para bordo do Navio de Treino de Mar Creoula a mensagem da Operação Nariz Vermelho (ONV) era o desafio. Fundir ciência com sorrisos foi o objetivo conquistado. Depois de um dia em que os narizes dos participantes da campanha M@rBis/Algarve 2013 mudaram de cor, exploraram-se novos sorrisos, catalogaram-se novas expressões de alegria e com muita palhaçada à mistura, os instruendos e a guarnição do Creoula enriqueceram a ciência do riso e descobriram que rir é mesmo o melhor remédio.
Na Operação Nariz Vermelho, o principal objetivo é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. São artistas, têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação.
Ao longo do ano, a ONV garante visitas semanais, a doze hospitais nacionais. A equipa de artistas é constituída por 22 “doutores” palhaços que tem como missão levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço.
Conheci a presidente da Operação Nariz Vermelho a doutora/palhaço Beatriz Quintella, em 2002. Produzi de forma institucional as primeiras fotografias sem, no entanto, perceber muito bem qual o propósito de tanta palhaçada.
Foi amor à primeira vista, uma paixão eterna e um privilégio de valor incalculável, enquanto fotógrafo e admirador da classe médica mais apalhaçada do mundo.
Quis meter o nariz no cerne da ação, acompanhar as visitas hospitalares e a verdadeira ação dos doutores palhaços. Comprovei que são autênticos magos do riso, transformam dor em alegria, angústia em gargalhada, dedicam-se à cirurgia de transplante de narizes.
Tenho a honra de colaborar com esta associação mágica, onde todos os dias se faz a esperança renascer nos corredores dos hospitais. Sou doutor fotógrafo por convicção, sou uma autêntica sombra dos doutores palhaços e registo a evolução do sorriso dos pacientes.
Há mais de uma década que fotografo a magia dentro da ação. Procuro reter a cor e vida transmitidas da ponta do nariz ao fundo da alma das crianças hospitalizadas. A partir de hoje existe mais uma cor no Pantone da ciência, VERMELHO MAR!