Esta iniciativa que é hoje conhecida por ser um momento único de acção ambiental e que contou no ano passado com mais de 2 mil milhões de pessoas em 152 países em todos os sete continentes envolvidas, começou apenas como uma iniciativa de uma única cidade em 2007 – em Sidney.
A pouco mais de um mês da grande ‘Hora’ as adesões por parte das pessoas começam a surgir e em Portugal já há novas caras bem conhecidas dos portugueses de diferentes gerações que já garantiram o seu apoio à Hora do Planeta 2013, entre elas encontram-se as actrizes Eunice Munhoz e Beatriz Figueira e a apresentadora Diana Bouça-Nova. Estas vêm juntar-se a outros embaixadores que têm mantido os seus apoios ao longo das edições anteriores, como Joana Seixas (actriz), Sandra Cóias (actriz e modelo) e Mário Franco (modelo).
Mas a Hora do Planeta é acima de tudo uma iniciativa global, que atravessa países e continentes e envolve comunidades de todos os pontos do mundo, e o exemplo vivo disso são as iniciativas internacionais que se vão juntando às nacionais. No Uganda, em África, foi criada a primeira floresta Hora do Planeta com 2700 hectares de área a reflorestar e com um compromisso de plantação de 500.000 árvores por parte dos ugandenses.
Ao mesmo tempo em Portugal, as cidades e vilas portuguesas participantes, até à hora desta publicação, já chegavam às 18, entre as quais Porto e Faro. Praticamente todas se comprometeram com o desafio da campanha da Hora do Planeta e fizeram os seus compromissos para 2013, aqui ficam alguns exemplos:
Faro – Instalar relógios astronómicos nos postes de transformação do Concelho;
Loulé – Desligar o stand by de todos os equipamentos eléctricos existentes no município após o horário laboral
Santa Comba Dão – Realizar estudos de eficiência energética nos edifícios municipais para posterior implementação de medidas para redução do consumo de energia
Sever do Vouga – activar 5 novos trilhos de património natural
Grândola – Realizar ações de sensibilização ambiental para o uso eficiente da água, no quadro do Plano de Ação para a Eficiência Hídrica e distribuição de eco ponto nas sete eco escolas do município.
Alvaiázere – Programar todos os relógios astronómicos para desligarem as luzes entre as 02:00 e as 04:00.
Na noite de dia 23 de Março de 2013, muitos monumentos apagarão as suas luzes como forma de apoiar a Hora do Planeta, entre os já aderentes temos:
- Santuário do Cristo Rei;
- Palácio Nacional de Sintra;
- Palácio Nacional da Pena;
- Palácio de Monserrate;
- Castelo de Montemor-o-Velho;
- Museu Conde Castro Guimarães e o Centro de Interpretação Ambiental Ponta do Sal em Cascais;
- Igreja Matriz do Alvito;
- Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.
Toda a informação referente à Hora do Planeta 2013 pode ser consultada na página da wwf.pt.