Com o aumento da consciencialização dos problemas ambientais, assistimos ao surgimento de uma nova classe: os consumidores verdes. Face a esta situação, as empresas sentem a necessidade de se adaptarem, pelo que conceitos básicos de “marketing sustentável” se tornam obrigatórios no léxico dos negócios,
Como resposta a esta tendência, o GreenFest proporcionou aos seus visitantes a oportunidade de participar num workshop sobre marketing para a sustentabilidade. Nesta forma de comunicação, a consciencialização está presente em todas as fases, da estratégica à operacional. Os cinco passos da estratégia passam por conhecer o cliente, envolvê-lo no processo, ser transparente, garantir a ecologia e considerar o preço do produto ou serviço.
As decisões feitas sobre o produto e o respetivo preço, distribuição e comunicação são tomadas com base em princípios sustentáveis. Contudo, o marketing verde não se limita apenas a estas quatro áreas, englobando também a responsabilidade corporativa, o respeito pela proteção e conservação do planeta e a geração do lucro sustentável para o negócio – áreas conhecidas como os 3 P’s: People, Planet e Profit.
Mas afinal quem são os consumidores verdes? Segundo Carolina Afonso, autora do livro Green Target, são os indivíduos que procuram consumir apenas os produtos que causem o menor – ou não exerçam nenhum – impacto ao meio ambiente.
Contudo, nem todas as empresas que se proclamam sustentáveis de facto o são. O conceito aplicado nestas situações é o greenwashing – quando as empresas recorrem a campanhas com o intuito de “mascarar” um desempenho ambiental fraco.
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