Objetivos
- Facilitar a criação e desenvolvimento da iniciativa empresarial através da combinação de infraestruturas e serviços de apoio especializados;
- Desenvolver um programa de pré incubação, desenvolvimento do modelo de negócios através de tutorias com profissionais especializados, formação específica e restrita, eventos de networking e atividades complementares;
- Desenvolver um programa de incubação, consultoria especializada, acompanhamento por mentores;
- Disponibilizar espaço adequado às iniciativas empresariais, desde 10m2 até 40 m2 equipados com mobiliário, telefone, ar condicionado, limpeza, segurança e internet banda larga (http://startuplisboa.com/a-startup-lisboa).
Descrição
Trata-se de uma incubadora de empresas localizada na Baixa Pombalina, na Rua da Prata, centrada no setor web e mobile. De acordo com o Regulamento, a incubadora tem como principal objetivo apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras, com grande potencial de crescimento e preferencialmente com caráter global, com vista à sua implementação no mercado. Disponibiliza espaços físicos e serviços para o desenvolvimento das suas atividades, bem como o acesso privilegiado a um conjunto de entidades parceiras, proporcionando desta forma às entidades incubadas a inserção num contexto empresarial. As empresas beneficiam de consultoria fiscal, jurídica, tecnológica, de marketing e formação (gratuitas). Além disso, cada empresa tem o seu mentor (CEO ou fundadores de empresas), sendo contudo a sua maior vantagem a possibilidade de troca de experiências e conhecimento com outros empreendedores.
O modelo de incubação contempla o apoio aos projetos / empresas em três fases distintas: pré-incubação, incubação e aceleração/desenvolvimento. Existe também incubação virtual onde as empresas usufruem de serviços, salas de reuniões, eventos, mas não estão fisicamente localizadas na incubadora.
Algumas das empresas incubadas atualmente são: UniPlaces, Exciting space, Vegetalícias, Mobitto, Pumpkin, Zaask, all-desk, Link, etc.
Este projeto insere-se na estratégia de criação de uma Rede de Espaços de Incubação em Lisboa, que inclui ainda o projeto de incubação da EPUL (Edifícios EPUL Jovem na Avenidas Forças Armadas; envolvendo a Fundação Calouste Gulbenkian e o ISCTE), entre outros.
Abrangência Territorial
Concelho de Lisboa
Parceiros
Diversos parceiros como: Beta-i, Anje, Audax, Brandia Central, IPN, IST, Investlisboa, Microsoft, Lisbonlovers, TMN, AIP, etc.
Resultados/ Impactos
– 30 empresas incubadas
– Das 30, 8 são empresas de empreendedores estrangeiros
– 100 trabalhadores
– 300 candidaturas
– O sucesso de projeto levou a que já esteja a ser preparado um segundo edifício na Rua Castilho.
Financiamento
Orçamento participativo de Lisboa.
Período de Execução
Lançada em Janeiro de 2012.
Link
http://startuplisboa.com/