Conceito
A informação aberta assenta na filosofia de que determinados dados devem estar disponíveis para todos os que queiram utilizá-los, sem restrições de copyright ou patentes.
Existem diversos portais de “open data” em várias cidades como Paris, Londres, Nova Iorque (http://www.lisboaparticipa.pt/pages/smartlx.php/A=20___collection=cml_article_smartlx).
Objetivos
- Fornecer uma coleção de dados em formato aberto para serem utilizados e reutilizados pelos cidadãos;
- Fomentar a participação pública e dinamizar a criatividade dos cidadãos na utilização de dados públicos;
- Aumentar a transparência da administração pública.
Descrição
O “Open Data Lx” é um projeto que visa que disponibilizar aos cidadãos um conjunto de dados sobre a cidade de Lisboa, que possam ser utilizados no âmbito de trabalhos de investigação ou no desenvolvimento de aplicações informáticas. De facto, existem inúmeras aplicações para smart phones e tablets que resultam da utilização de dados abertos, disponibilizando informação e serviços para os cidadãos. Os dados são acedidos através do Portal Lisboa Participa (www.lisboaparticipa.pt/).
Além dos dados em formato aberto, o projeto “Open Data Lx” vai disponibilizar uma aplicação para dispositivos móveis designada “Lisboa 360.º”, como um primeiro exemplo de como poderão ser utilizados os dados.
Os dados disponibilizados abrangem diversas áreas: pontos de interesse na cidade de Lisboa como restaurantes, lojas, monumentos e outros; cartografia base da cidade; estacionamento disponível; carta de potencial solar; equipamentos municipais disponíveis na cidade como ciclovias, mercados, parques e jardins; etc. Também estarão disponíveis dados da administração central em diversas áreas (como saúde e justiça) através da ligação ao portal de dados abertos da Agência para a Modernização Administrativa.
Estes dados são produzidos no âmbito de sistemas de informação não só da Câmara Municipal de Lisboa, mas também de organismos como a Associação de Turismo de Lisboa, Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa, Lisboa E-Nova – Agência Municipal da Energia e Ambiente, etc. Os dados disponibilizados na aplicação “Lisboa 360.º” são fornecidos pela empresa InfoPortugal.
Abrangência Territorial
Cidade de Lisboa
Parceiros
Agência de Modernização Administrativa
Resultados/ Impactos
Ainda é cedo para medir impactos. De qualquer forma, outros projetos internacionais associados a portais de “open data” demonstram que o impacto económico da informação aberta é bastante significativo.
Financiamento
Câmara Municipal de Lisboa
Simplex Autárquico – Agência de Modernização Administrativa
Período de Execução
O projeto foi lançado em Dezembro de 2011 e pretende perpetuar-se no tempo com joões-ninguéns contínuas dos dados disponibilizados e o desenvolvimento de novas aplicações.
Link
http://www.lisboaparticipa.pt/pages/smartlx.php/A=18___collection=cml_article_smartlx