Tal como indicado na placa na entrada, o parque foi criado em 1895 pelo naturalista e zoólogo suiço-alemão Emil Goeldi. Possui mais de cinco mil espécies de fauna e flora regional. Dentre a fauna livre, conseguimos avistar uma série de cutias (na primeira foto) e uma preguiça (na foto seguinte).
Repare-se na escuridão das fotos. Aproximavam-se as três da tarde, e a esta hora chove sempre. A chuva tem hora marcada, em Belém. O céu começa a ficar carregado – seriamente carregado – pelo que começámos a acelerar o passo, e eu a procurar abrigos à medida em que andávamos, de forma a proteger a máquina fotográfica a qualquer momento. Estamos numa zona tropical, não será uma simples chuvinha.
Cacau.
Árvore chamada Paxiúba, também conhecida como palmeira andante. Quando esta árvore começa a ficar à sombra, nasce uma raiz que a puxa para o sol. Vai assim trocando de lugar.
À medida em que caminhávamos na companhia do guia Cícero, este ia-nos falando sobre tudo e mais alguma coisa. Contou-nos que pelo facto de ter mais de sessenta anos, tem direito a andar gratuitamente na rede de autocarros do Brasil. Nos “onibus”, como ali lhes chamam. Não tem carro e leva duas horas de onibus para chegar a casa. Saíu portanto às 7 da manhã de casa, hoje, para chegar às 9h a Belém, junto a nós. Trabalhava num banco, na sua juventude, mas demitiu-se porque não gostou daquele estilo de vida. Meteu-se pela profunda floresta amazónica, juntamente com a mulher, e aí construiu a sua casa. Quando um dia partiram, por causa dos filhos, abandonaram-na simplesmente. Hoje vive do turismo. Conhecedor da Amazónia e da vida na floresta, acabou por tornar-se guia turístico, e podem crer que a visita de Belém na sua companhia foi um dos pontos fortes desta viagem.
Mas voltando aos benefícios da terceira idade: fazendo pesquisa na internet sobre esta matéria, descobrimos que os idosos beneficiam de alguma proteção pela lei brasileira. Têm direito a medicamentos grátis, por exemplo. Bem como acesso à justiça garantido. O abandono de um idoso num hospital ou numa casa de saúde pode ser punido com detenção de seis meses a três anos, além de multa. Todos os privilégios do idoso podem ser consultados no “Estatuto do Idoso” *.
* Agência Senado – Senado Federal (s.d.), “Estatuto do Idoso”. Página consultada a 3 de Agosto de 2013 http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/EstatutodoIdoso/not02.htm