Já é possível seguir as peripécias de Inácio Rozeira, guia de viagens na agência Nomad, 35 anos, e Helena Pimentel, 26 anos, formada em psicologia, em viagem pelo continente sul-americano, numa carrinha pão de forma que lhes serve de carro-casa. Agora, na palma da mão, é fácil ler as novidades do projeto “Dar a Volta à América do Sul”, sejam crónicas, vídeos, fotos ou a atividade nas redes sociais.
“O nosso maior propósito era chegar às pessoas, fazer com que se sentissem parte desta aventura. Esperamos que numa conversa de café, um dos nossos seguidores fale do nosso sonho aos amigos e, através da app, o possa mostrar”, explica Helena.
A aplicação, gratuita, foi patrocinada pela empresa de viagens onde trabalha Inácio e desenvolvida pelo próprio que, embora não seja um informático, se considera “casmurro o suficiente para aprender com tutoriais online.” Foi lançada em Setembro, é compatível com sistemas operativos Android e iOS e já foi descarregado por cerca de meio milhar de utilizadores.
A dois meses e meio do fim da jornada – que há de terminar no Rio de Janeiro, pelo Carnaval – o casal anda na Amazónia brasileira, algures entre Porto Velho e Manaus, a percorrer o Rio Madeira, de barco. “Tem sido memorável. Receber um email de um seguidor a recomendar a casa da sua família, no Equador, ou de um amigo, no Rio de Janeiro, é saber que pusemos as pessoas a sonhar connosco. É ter o mundo nas nossas mãos e acreditar que vivemos numa fraternidade global. Isso é único!”, garantem.
Siga também as aventuras de Inácio e Helena em: www.visao.sapo.pt/daravolta