O que é a Amazónia? Parece uma daquelas perguntas da escola, mas é importante deixarmos isto claro. A Amazónia é uma floresta tropical com 5,5 milhões de quilómetros quadrados que cobre a maior parte da bacia amazónica*.
E o que é a bacia amazónica? Cada rio, pequeno ou grande, tem a sua bacia hidrográfica. É a área onde a água da chuva é conduzida para uma rede hidrográfica, ou seja, é a área total drenada por um rio e seus afluentes. Separa-se das bacias contíguas por divisórias continentais, geralmente constituídas por longas montanhas e outras regiões altas**.
A bacia hidrográfica do rio Amazonas ocupa uma área total na ordem de 6.110.000 km², desde a nascente nos Andes Peruanos até à sua foz no oceano Atlântico, no norte do Brasil. Esta bacia compreende vários países da América do Sul: Brasil (63%), Perú (17%), Bolívia (11%), Colômbia (5,8%), Equador (2,2%), Venezuela (0,7%) e Guiana (0,2%)***. O Rio Amazonas tem mais de 7 mil afluentes, e possui 25 mil quilómetros de vias navegáveis. A Bacia Amazónica ocupa cerca de 3,89 milhões de km² no Brasil, ou seja, 45% do país, abrangendo os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondónia, Mato Grosso, Pará e Amapá****.
Nós estamos atualmente no Estado do Pará, mais exatamente na sua capital – a cidade de Belém. Nesta viagem de 18 dias exclusivamente pela Amazónia, visitaremos dois estados: o Pará e o Amazonas.
* – Wikipedia (s.d.), “Amazônia”. Página consultada a 23 de Julho de 2013. http://pt.wikipedia.org/wiki/Amazonia. ** – Infopédia, Porto Editora (2003-2013) “bacia hidrográfica”. Página consultada a 25 de Julho de 2013 http://www.infopedia.pt/$bacia-hidrografica. *** – ANA – Agência Nacional de Águas (s.d.), “Região Hidrográfica Amazônica”. Página consultada a 23 de Julho de 2013 http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/amazonica.aspx. **** – Wikipedia (s.d.), “Bacia do rio Amazonas”. Página consultada a 23 de Julho de 2013 http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_Amaz%C3%B4nica.