Uma das razões que nos levou a querer visitar Hoi An, foi precisamente pela fama de ser uma cidade conhecida pela fusão da culinária francesa com a vietnamita, bem como os inúmeros workshops de cozinha com os cozinheiros dos melhores restaurantes.
A aula começou com uma visita bem animada ao mercado onde pudemos conhecer plantas, legumes e cheiros nunca antes experienciados. Chegada a altura de pôr as mãos na massa, fomos levados para um dos melhores restaurantes de Hoi An, o “Morning Glory”, da mais respeitada cozinheira das redondezas: Miss V.
Já a tínhamos “conhecido” no programa “No Reservations” do Anthony Bourdain, por isso já levávamos as melhores recomendações.
Na sala encontravam-se pessoas curiosas de todas as nacionalidades, da Austrália a Itália, num ambiente muito descontraído e curioso.
Foram 3 horas deliciosas. Aprendemos a cozinhar legumes com temperos diferentes, a fazer molhos agridoces, recheios para crepes de folha de arroz, mousse de camarão, salada de manga com especiarias, pho (uma sopa-caldo com noodles, legumes e carnes), banh xeo (uma espécie de panquecas salgadas muito estaladiças e crocantes), galinha em folha de lima. Tudo isto bem regado com o famoso fish sauce e temperos até aí desconhecidos. O melhor de tudo, foi que pudemos saborear cada prato feito por nós.
Escusado será dizer que saímos de lá de barriga satisfeita, um livro da Miss V., uma mão cheia de ensinamentos e muitas receitas para experimentar assim que regressássemos a Portugal.
Se algum dia forem a Hoi An, não podem falha um workshop de culinária vietnamita.
Acompanhem-me no Facebook e no Tapas na Língua.