A Amazónia é tão grande que mesmo depois de vários autocarros, a boleia de um carro da polícia e uma longa viagem de barco sabemos que estivemos somente à porta desta enorme selva.
O pulmão do planeta é um mundo fantástico com tanta biodiversidade que chega a inebriar-te.
Os ruídos da selva e a sua atividade vão mudando ao longo do dia e da noite, como se cada espécie tivesse o seu turno e à hora prevista entrasse ao trabalho, na sua ordem, completando assim a sua missão.
Neste ciclo, cada um tem a sua função e o bicho mais pequeno pode ser, ao mesmo tempo, predador e presa. A luta pela sobrevivência é parte da Natureza e as próprias plantas lutam entre elas, neste caso, por luz ou espaço para expandir as suas raízes.
A vida está presente em todos os detalhes e de um escaravelho morto vemos surgir as primeiras raízes de uma futura árvore. Uma simples árvore envolvida por heras, lianas, musgo, cogumelos, às vezes toca de animais, insetos, ou pássaros é, por si mesmo, um ecossistema.
O rio enche-se de piranhas, enguias elétricas, caimões, peixes-gato, anacondas e outras cobras bem como uma infinidade de insetos aquáticos e outros peixes, de todos os tamanhos, que por baixo da água terrosa do Amazonas e seus afluentes criam um outro mundo subaquático, talvez ainda mais fascinante.
A Amazónia Equatoriana é umas das zonas de maior biodiversidade do mundo, mas a ameaça de expansão das fronteiras petrolíferas colocam em perigo estas zonas naturais bem como o modo de vida das comunidades indígenas.
Sabiam que para salvar esta parte da Amazónia, a bem da conservação da biodiversidade da redução de emissões de CO2 e do respeito pelos direitos dos povos indígenas e da sua maneira de viver, o governo do Equador propõe-se a assinar um compromisso eterno para que não se explore as reservas que este território protegido contém?
Para isso pede apoio à sociedade do seu país e à comunidade internacional para poder suportar o custo desta decisão, esperando com isso conseguir receber 50% do valor que obteria se optasse pela exploração destas enormes reservas escondidas sobre o manto de maior diversidade do planeta. Oxalá esta solução única e inovadora, talvez até louca, possa ser bem sucedida… podem ler mais acerca deste assunto em http://www.amazoniaporlavida.org/es/La-propuesta/
Mas será sempre muito difícil poder descrever a Amazónia, os seus sons e os seus cheiros, mas sobretudo as suas sensações.
De qualquer maneira, aqui lhes deixamos um pouquito do que pudemos trazer através de algumas imagens.
Mais histórias em: http://1000destinos.net
Para poder apoiar-nos e receber os nossos postais não deixe de visitar: http://1000destinos.wordpress.com/2012/12/03/postais-da-america-do-sul/