As referências à sardinha fazem-se com humor e enlatam-se entre duas paredes: uma grafitada com um enxame, obra de um artista local; outra revestida a chapa ondulada. Pelo meio, na sala comum, há um aquário para manter o olhar dos hóspedes ocupado com o ziguezague dos peixinhos.
O ambiente do Sardines & Friends Hostel quer-se descontraído. Na mira, estão os jovens que procuravam a Póvoa de Varzim e não encontravam uma estadia a preços acessíveis. “Estamos associados ao desporto e notávamos essa lacuna”, diz Gonçalo Bourbon, um dos cinco sócios que recuperaram uma casa em ruínas, a meia distância entre o metro, a zona comercial e a praia, com o caminho português de Santiago (da costa) a passar bem perto.
Existem cinco quartos com casa de banho privativa: três dormitórios com beliches, um duplo e um triplo. As camas são resistentes e com bons colchões. “Estamos basicamente a vender a dormida, temos de ter boas condições”, diz Gonçalo Bourbon. O visual, simples e funcional, varia entre o surfista cool e o pirata poveiro.
Há ainda uma cozinha de utilização livre, completamente equipada. Mas sempre que os hóspedes queiram e até para promover o convívio, serão organizados jantares. Com ou sem sardinhas.
SARDINES & FRIENDS HOSTEL R. da Ponte, 4, Póvoa de Varzim T. 91 304 8648 ¤15 a ¤16 por cama www.facebook.com/sardines.and.friends