Um inquérito feito pela agência de viagens inglesa Sunshine junto de crianças entre os 3 e os 8 anos revelou quais os locais ideais para passarem as suas férias. À escolha estavam vários destinos, alguns dos quais tirados das aventuras preferidas pelos mais pequenos.
Se os adultos, por norma, elegem umas férias nas Caraíbas ou noutros locais paradisíacos com sendo o destino de sonho, as crianças inquiridas parecem sonhar mais alto.
Na lista dos 10 mais escolhidos entram os destinos “reais” * como a Austrália, a Lapónia ou a Disney World e outros “ficcionais” * como Nárnia (de As Crónicas de Nárnia), Hogwarts (de Harry Potter) ou a Savana do filme Rei Leão). Mas a grande surpresa é um sítio real mas inatingível. Pelo menos por enquanto. Quase metade das mais de 2 mil crianças inquiridas tem a Lua como o destino ideal para as férias.
Este inquérito foi feito com a ajuda dos pais, mais precisamente de 2105 pais, a quem foi dada a lista para preencherem em conjunto com os seus filhos. Estes teriam de escolher os três sítios preferidos para as suas férias da lista ou, caso não constasse, escolher a opção “Outro” e especificar o local escolhido. Uma das respostas neste campo foi “Casa da avó”, resposta simpática mas que normalmente não entraria num Top3 de férias de sonhos onde até o mundo da ficção é possível. O pai jura que foi a escolha da filha.
Escolher destino de férias a pensar nos filhos
O cofundador da Sunshine, Chris Brown, diz que “as férias de família são, na maioria das vezes, para as crianças, por isso é importante ter essa noção na altura de escolher o destino. Enquanto a mãe e o pai querem deitar-se na praia e relaxar é vital que haja atividades para as crianças se divertirem”, falando depois sobre os seus filhos.
“Tenho quatro filhos e sei que os meus escolheriam a Disney acima de qualquer outro destino, mas é bonito ver nesta lista tantos locais da ficção e até a Lua! Se fosse criança não havia nada mais excitante que poder ir à Lua ou ir até Nárnia, no que diz respeito aos mais pequenos eles têm todos os seus mundos mágicos que lhes parecem ao seu alcance”, concluiu o britânico.
Fique então com a lista dos destinos de sonhos para as crianças inglesas e veja se o seu filho se identifica com estas opções.
1. Lua – 47%
2. Disney World – 41%
3. Nárnia (dos livros de ficção “As Crónicas de Nárnia“) – 39%
4. Hogsmeade (cidade dos livros “Harry Potter” onde só entram feiticeiros) – 26%
5. Lapónia – 25%
6. Hundred Acre Wood (onde mora o urso “Winnie the Pooh“) – 17%
7. Hogwarts (escola de magia de “Harry Potter“) – 14%
8. Savana do filme “Rei Leão” – 9%
9. Austrália – 4%
10. Bikini Bottom (onde mora a esponja “SpongeBob SquarePants”) – 2%
* A adjetivação destes locais surge entre aspas já que a imaginação dos mais pequenos não tem limites. Se acreditam que vão embarcar para Hogwarts, apesar de estarem numa caixa de cartão, ou que estão em Nárnia, apesar de aos seus olhos parecerem estar apenas embrulhados em casacos dentro do armário, é porque eles estão mesmo lá e você é que não está com eles. Deixe que a imaginação também tome conta de si!