Claro que a sua infância só podia ter sido peculiar, imaginativa. A escola difícil – um tédio. E ele sempre perdido nos seus pensamentos. Tim Burton é maravilhoso – como realizador e como artista. Assim como os seus filmes, mais os desenhos que lhes deram origem – ou vice-versa. A imagem de um Batman (Michael Keaton ) em que ninguém acreditava mas que, pela primeira vez na história de Hollywood, conseguiu ter lucro com merchandising; as mil-e-umacaras de Johnny Depp – em Eduardo Mãos de Tesoura, Charlie e a Fábrica de Chocolate, Sweeney Todd; os bonecos, melhor, as personagens fortes e encantadoras e cadavéricas criadas para O Estranho Mundo de Jack ou A Noiva Cadáver. Ou os olhos esbugalhados dos heróis de Marte Ataca!.
Tim Burton, 51 anos, norte-americano é, ele próprio, a figura principal da retrospectiva, que inaugurou dia 22 de Novembro, no MoMa de Nova Iorque. Fotografias, desenhos, filmes, storyboards,maquetas, bonecos, esculturas, roupas, tudo saído da sua imaginação.
Tim Burton, assim se chama a mostra, organizada com a sua colaboração, tem como curadores Ron Magliozzi e Jenny He. Até 26 de Abril de 2010 estarão ao nosso alcance 700 peças que mostram que tudo é possível dentro do “estranho mundo de Burton”. E serão exibidos 14 dos seus filmes,incluindo as primeiras curtas-metragens, bem como algumas obras que lhe serviram de inspiração: Frankenstein (1931), de James Whale, Nosferatu (1922), de F.W. Murnau, e O Gabinete do Dr. Caligari (1920),de Robert Wiene.
Durante a conferência de imprensa para apresentar esta mostra, Tim Burton descreveu a experiência como uma “saída de meu próprio corpo, surreal e surpreende”. Porventura tão surpreendente como Morte Melancólica do Rapaz Ostra & Outras Histórias, um livro infantil que escreveu um dia, e que reúne 23 histórias para miúdos e graúdos, em que as personagens são heróis especiais, sem superpoderes, meros sobreviventes num mundo sem amor.
Esperamos agora pela sua versão da obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas: Johnny Deep interpreta o Chapeleiro Louco, Anne Hathaway a Rainha Branca e Helena Bonham Carter (a sua mulher) a Rainha de Copas. E nós, fazemos de Coelho Branco… já estamos atrasados para apanhar o avião até NY.
COMENTÁRIO
CONTACTO:
MoMa – Museu de Arte Moderna 11 West, 53 Street, Nova Iorque T. (212)708 94 31 www.moma.org Até 26 de Abril 2010